O comprimento do vestido de noiva curto tem que ser o ideal para você se sentir bem. Depende muito se o modelo for tubinho, cabem opções mais curtas do que modelos rodados, por exemplo. A modelagem, seu estilo e seu biotipo são fatores chave para esta escolha.
Na moda, os comprimentos de saias são divididos da seguinte forma: minissaia, saia curta (um pouco acima do joelho), no joelho (também conhecido como Chanel), abaixo do joelho (cobrindo os joelhos), no meio da perna (altura da calça pescador) e longa.
O aconselhado para que você se sinta confortável em seu vestido de noiva curto é investir em um vestido cujo comprimento varie entre saia curta e midi. O comprimento minissaia não a deixará confortável o suficiente. Portanto, se a ideia é investir em algo realmente curto, opte pelo comprimento de saia curta, que está localizado um pouco acima do joelho. Deixe a minissaia para outro tipo de evento.
Os três modelos mais utilizados por noivas que optam por vestido de noivas rodados são o comprimento no joelho, abaixo do joelho e no meio da perna, que conferem um ar retrô a modelos godês e evasês.
Mas se a ideia é um vestido de noiva tubinho básico para o casamento civil, vale investir nos comprimentos saia curta, no joelho ou abaixo do joelho para dar um ar mais jovial ao look de casamento.
Comprimentos como no meio da perna e midi são mais alongados e conferem um ar mais sério ao vestido. Assim, invista neles se você e seu vestido de noiva combinam com este estilo mais formal.
Para minimizar o efeito de achatamento da silhueta no caso de optar por comprimentos no meio da perna e midi, faça o deslocamento da cintura para cintura alta. Assim, sua silhueta parecerá alongada, sem a necessidade de investir em saltos muito altos.
A escolha do sapato também influencia no efeito de alongamento ou achatamento. Para alongar a silhueta, o ideal é optar por sapatos que mostrem mais o peito do pé, como sandálias abertas e scarpins. Sapatos completamente fechados ‘cortam’ a silhueta na região dos pés e dão a impressão de pernas mais curtas, principalmente se o sapato for de uma tonalidade escura.
Se o vestido de noiva curto está no seu radar, o próximo passo a seguir é decidir como será a parte de cima dele, se ele terá gola ou decote, e qual será o modelo do decote. Já em relação às mangas, existem opções sem manga, como tomara que caia e frente única, com “pouca manga” como o ombro a ombro, manga princesa, manga intermediária e de manga longa.