O bem-casado é o doce mais esperado como lembrança do casamento. Todos aguardam ansiosos ao final da festa para ganhar um para adoçar a boca no dia seguinte. Porém, muitos noivos procuram algo diferente, seja por não gostarem do bem-casado ou porque, de fato, querem inovar. Pensando nisso, criamos este conteúdo para ajudá-los a escolher o doce perfeito de lembrança de casamento.
Macaron
Não é de hoje que as noivinhas andam apaixonadas por este doce francês de dar água na boca. O que poucos sabem é que ele é uma ótima opção para pessoas que são intolerantes ao glúten. Em sua receita, é utilizada a farinha de amêndoas, que é rica em proteínas e tem pouco carboidrato (se comparada à farinha de trigo). Portanto, será uma ótima escolha ter o macaron na sua festa, se os seus convidados forem da linha “fitness”.
Stephanie Frey via Cosmopolitan
Bombom
Bombom é sempre um doce muito querido, já que pode ser feito e recheado com uma infinidade de sabores. A ideia de utilizar o bombom como doce no lugar do bem casado é poder brincar com formatos e desenhos diferentes. Muitas vezes, um simples bombom trufado faz um sucesso só pelo fato dele ter noivinhos desenhados ou ser colorido, por exemplo. Sejam criativos nos sabores e nos formatos. Recheios com licor também são uma ótima ideia, apenas tomem cuidado com crianças.
Stephanie Frey via Stephan Behar Sucré
Pão de mel
Apesar de o pão de mel ter origem européia, ele foi incorporado à culinária brasileira e hoje é lembrança de diversas datas comemorativas. Geralmente, como lembrança de maternidade e aniversário, o pão de mel já possui fama de ser algo gostoso para se levar para casa após uma festa. Aproveitem os diferentes recheios e coberturas e inovem na maneira de apresentar seu pão de mel.
Alfajor
Assim como o pão de mel, o alfajor também possui mel em sua composição e há quem diga que eles são parecidos. A verdade é que ambos são deliciosos e fazem parte da mesma família, mas estamos falando de doces para paladares diferentes. Geralmente, os alfajores são mais adocicados e levemente crocantes, se comparados aos pães de mel. O recheio, por sua vez, é sempre feito com doce de leite.
Biscoito da sorte
De origem chinesa, a história do biscoito da sorte é bastante interessante. Após muitos anos de dominação mongol, os chineses traçaram um plano e precisavam informá-lo aos generais para derrotarem os invasores. Foi então que camuflaram os planos dentro do tradicional bolo em formato de meia lua, amado pelos chineses e detestado pelos inimigos. A estratégia foi um sucesso e eles se livraram dos invasores. Hoje, os bolos e os biscoitos são feitos em formato de meia lua e transmitem mensagens positivas para comemorar a sorte que tiveram. Portanto, se querem algo realmente novo, vale investir em uma versão de biscoito da sorte com confeitos, coberturas e também com mensagens personalizadas.
Brownie
Assim como o pão de mel, brownies também são antigos aliados de festa. De origem americana, inicialmente, era feito apenas com cinco ingredientes, mas aos poucos ganhou nozes, castanhas e frutas secas como parte integral de suas receitas. O brownie, apesar de ser de chocolate, não tem um gosto enjoativo e consegue agradar uma gama considerável de convidados, que provavelmente o comerão em seus cafés da manhã com uma xícara de café.
Biscoitos confeitados
Os biscoitos confeitados seguem a mesma linha dos bombons, podendo ser 100% customizáveis nos quesitos sabor, formato e cor. Portanto, se a ideia é oferecer biscoitinhos aos seus convidados, procurem um fornecedor que faça arte em forma de biscoitos.
Brigadeiro
O mais amado doce do Brasil também pode ganhar a função de presentear seus convidados! Famoso por estar em todos os aniversários, o brigadeiro tem tantas variações de sabores quanto os bombons citados anteriormente. A ideia de trazer um brigadeiro como lembrança não deixa o seu casamento menos requintado, pelo contrário, pois ficam lindos quando colocados em potinhos. Brigadeiros em forminhas ou em copinhos devem ser consumidos na festa. Assim, se a ideia é tê-los como lembrança, o ideal é um potinho com tampa.
Compotas
Seguindo a linha dos brigadeiros, as compotas também são ótimas opções de potinhos para entregar no final da festa. As compotas podem ser feitas com doce de leite, doces cristalizados, doce de abóbora, doce de banana, doce de figo, ou mistura entre eles, por exemplo. A ideia de ter compotas é super inovadora, porém, deve-se levar em consideração que nem todas as pessoas estão acostumadas a comer doce de compota, portanto, a nossa sugestão é colocar mais de uma opção de sabores para que o convidado fique à vontade para escolher o que mais lhe agrada.
Amêndoas confeitadas
As amêndoas, por sua vez, já são conhecidas como lembranças de casamento há anos. Segundo a tradição, devem ser dadas 5 amêndoas para cada convidado, sendo que cada uma representa um voto: felicidade, fertilidade, longevidade, riqueza e saúde. Segundo a tradição, oferecer amêndoas vêm da mistura entre algo doce e algo amargo, como sinal de que o casamento vai adoçar a vida do casal.
Casadinho
O casadinho é velho conhecido nosso, primeiro, por ser a base da criação do nosso famoso bem-casado e, em segundo lugar, por simbolizar a união de duas metades. Muito presente nas mesas de café dos casamentos, ele também pode ser confeitado e oferecido aos seus convidados como lembrança de um casamento inesquecível.