No mercado joalheiro, os diamantes coloridos são popularmente chamados de diamantes “fancy”. Termo da língua inglesa que significa chique. O nome não é por um acaso, pois ter um diamante colorido é algo realmente muito diferenciado, já que eles são extremamente raros e valiosos, se comparados aos diamantes tradicionais brancos.
Os diamantes coloridos são formados do mesmo modo que os diamantes tradicionais. O diamante é composto por carbonos e é formado em uma específica condição de temperatura e pressão. A única diferença está na composição, pois alguns elementos químicos intrusos surgem no momento da reação, resultando em cores vivas.
No caso dos diamantes coloridos, esses elementos também são chamados de impurezas e são responsáveis pela coloração extra do diamante. Normalmente, os diamantes azuis possuem bóron, os verdes algum tipo de radiação, os de tonalidades de marrom possuem hidrogênio e os amarelos nitrogênio, por exemplo.
Geralmente, os diamantes coloridos são classificados de acordo com seu peso, intensidade da coloração, transparência, pureza da pedra e o tipo de lapidação, pois algumas lapidações valorizam melhor a cor do que outras. Um diamante grande, de coloração vibrante, formato e proporção perfeitos possui um valor extremamente alto, principalmente por sua raridade.
Os diamantes amarelos e em tons terrosos são mais fáceis de ser encontrados. Os diamantes em tonalidades rosadas são raros. Diamantes azuis, verdes e em tonalidades de laranja são os mais raros e inacessíveis.
Se a ideia é fugir do tradicional anel de noivado com diamante transparente, investir em um anel de noivado com diamantes coloridos pode ser uma alternativa. Porém, a primeiro fator que deve se levar em consideração é o tamanho do investimento que será feito.
Os diamantes coloridos são raros e, consequentemente, mais caros do que diamantes tradicionais brancos. Neste caso, a opção mais acessível, dente as diversas colorações, é o diamante negro. Anéis de noivado de diamante negro são super requintados e charmosos.
Wittelsbach Blue
Pumpikin Orange
Portuguese Diamond
Dresden Green
Star of South Africa
Pink Mossaieff
Agra Pink
CSO via Live History India
Black Orloff
Heart of Eternity
Idols Eye
Hope
Pink Star
Yellow Tiffany
Audrey Hepburn usando o diamante para Bonequinha de Luxo por Tiffany e Co
Lady Gaga usando o diamante amarelo no Oscar por Tiffany e Co e The Jeweller Editor
Um dos diamantes coloridos mais conhecidos é o diamante amarelo da Tiffany, que fica constantemente em exposição em sua loja na quinta avenida em Nova York. O diamante foi usado raríssimas vezes e já passou por algumas modificações, estando presentes em dois colares e uma escultura com um pássaro. As divas Audrey Hepburn e Lady Gaga tiveram o prazer de usá-lo por algumas horas.
Os diamantes coloridos são o sonho de consumo de muitas pessoas, mas, atualmente, infelizmente eles ainda são acessíveis a poucas. Por isso, se a ideia é investir em uma pedra colorida, procure saber alternativas compatíveis com o seu orçamento, pois existem diversas pedras coloridas naturais com tonalidades lindíssimas.
As divas Audrey Hepburn e Lady Gaga tiveram o prazer de usá-lo por algumas horas. Beyoncé também é até o comprou. 😉