O Diamante Royal é produzido pela Royal Coster Diamonds, a mais antiga fábrica de polimento de diamantes do mundo. A tradição da marca vem desde 1840. Em todos esses anos, muitos diamantes, entre eles os famosos Koh-I-Noor e o Star of South, foram lapidados e polidos lá. Com sua sede em Amsterdam, a empresa é especializada em lapidar e vender diamantes, além de lindas joias finalizadas.
Em 2007, o proprietário da Royal, o senhor Donny Griffioen e Bobby Low, um empresario de diamantes na Antuérpia, juntaram seu conhecimento de anos para criar o Royal 201. Um diamante dom 201 facetas que brilha mais do que a tradicional lapidação brilhante. Eles patentearam esta invenção e são os únicos a vender estes diamantes. O objetivo dos inventores, era criar um dos mais brilhantes diamantes do mundo, com mais brilho e cintilância do que todos já vistos.
Para um diamante brilhar é necessário investir em ângulos e proporções específicas, não só facetas. Com 201 facetas, o objetivo é refletir luz como nenhuma outra lapidação de diamante consegue fazer. Para as 201 facetas aparecerem de fato, o ideal é escolher um diamante com no mínimo 25 pontos (0,25ct). A cravação deve ser como as que são feitas nos tradicionais anéis solitários, assim, a parte que fica aberta facilita a entrada de luz no diamante. Para aproveitar a qualidade superior desta lapidação, é indicado escolher um diamante puro: quanto mais puro melhor. O mínimo indicado é VS de pureza, onde o diamante tem apenas alguns pontos de inclusão.
Ao longo da história, foram desenvolvidas diversas lapidações diferentes até chegar na lapidação brilhante ideal. Esta lapidação foi criada por Tolkowsky e é a lapidação mais utilizada na indústria joalheria.
A lapidação brilhante tradicional possui 57 ou 58 facetas:
- Coroa: 33 facetas
- Pavilhão: 24 ou 25 facetas (dependendo se tem culaça ou não)
A lapidação do diamante Royal possui 201 facetas:
- Coroa: 65 facetas
- Pavilhão: 40 facetas
- Rondiz: 96 micro facetas
O controle de qualidade da Royal é super rigoroso. Assim como é feito no GIA, todos os diamantes são checados em um microscópio e posteriormente em uma lupa com 10x de aumento. Se o diamante não estiver dentro dos padrões, ele volta para lapidação novamente.
Para realizar um pedido de casamento memorável não é necessário utilizar um diamante exclusivo como o Royal 201. É possível encontrar diversas opções na lapidação brilhante, para o seu anel de noivado.
como posso comprar caixa de madeira?