Skip to main content
Joias

5 diamantes famosos por seu tamanho, beleza e história

Por 5 de julho de 2024Não há comentários

A pedra preciosa mais conhecida do mundo é, sem dúvida, o diamante. Trata-se de uma pedra preciosa que passa de geração em geração em joias de família, está presente na maioria dos anéis de noivado, em algumas alianças de casamento, e compõe muito bem junto com qualquer pedra colorida.

Ao longo da história, os diamantes famosos também fizeram parte de coroas, cedros e até coleiras de cachorro, além de serem aplicados em peças de joalheria convencionais como colares e pingentes, por exemplo.

poesie-anel-noivado

1. Dresden

  • Tamanho: 41 quilates
  • Beleza: Um diamante verde em formato de gota. A cor verde da pedra é devido a materiais radiotivos presentes na natureza na época em que o diamante foi formado
  • História: Provavelmente proveniente da Índia, da mina de Kollur, no estado de Andhra Pradesh. Um de seus donos foi o Duque da Saxônia, Frederico Augusto II. Depois, passou para as mãos de Jean Jacques Pallard e Franz Michael Diespach. Durante muito tempo, ele repousou no Hall Verde de Dresden, que fica no Castelo de Dresden, na Alemanha. O nome do diamante é uma homenagem à cidade na qual ele permaneceu por quase 200 anos, até ser roubado na Segunda Guerra Mundial. O diamante foi encontrado em Moscou e ficou pelo menos 10 anos lá antes de ser devolvido a Dresden. O Castelo de Dresden foi roubado em 2019, mas, por sorte, o diamante estava em empréstimo ao Metropolitan Museum of Art, em Nova York, na época, e foi poupado.

dresden-diamante-verde-diamante-famoso-historia

Met Museum

2. Hope

  • Tamanho: 45,52 quilates
  • Beleza: Um dos maiores diamantes azuis do mundo. Já foi triangular, mas hoje se encontra na lapidação Cushion.
  • História: Um diamante que passou por diversas modificações e teve muitos donos ao longo da história. Ele foi comprado pelo rei Luís XIV da França de um mercador chamado Jean-Baptiste Tavernier. Reza a lenda que ele foi roubado de um templo hindu, onde provavelmente estava cravejado nos olhos de uma estátua. O diamante passou para seus sucessores, Luís XV e Luís XVI, que o deu para Maria Antonieta em seu casamento. Durante a Revolução Francesa, as joias desapareceram e este diamante reapareceu em 1812 na posse de Daniel Eliason, um mercador de joias de Londres. O rei Jorge IV teria “adquirido” o diamante, mas não existe nenhum registro na contabilidade real. O próximo dono foi o Sr. Henry Philip Hope, que deu origem ao seu nome. Este diamante foi então disputa de partilha por alguns anos até ser vendido para pagar as dívidas de Francis Hope, seu último herdeiro da família Hope. O diamante chegou a ser adquirido pela Cartier e virou até destaque na coleira dos cachorros da socialite americana Evalyn MacLean. Harry Winston, que o adquiriu para exibi-lo em sua coleção de pedras preciosas e utilizava para fins de caridade, foi o último dono do Hope, e em 1958 ele foi doado ao Instituto Smithsonian em Washington, D.C.

diamante-hope-azul-famoso-na-historia

Dane Penland / AP via NBC News

3. Cullinan

  • Tamanho: Bruto 3106 quilates
  • Beleza: O diamante Cullinan foi cortado em 9 pedras: Cullinan I ou Estrela da África (530,2 ct) | Cullinan II ou Pequena Estrela da África(317,4 ct) | Cullinan III (94,4 ct) | Cullinan IV (63,6 ct) | Cullinan V (18,8 ct) | Cullinan VI (11,5 ct) | Cullinan VII (8,8 ct) | Cullinan VIII (6,8 ct) | Cullinan IX (4,39 ct)
  • História: O Cullinan foi o maior diamante encontrado na história. Ele foi descoberto em 26/01/1905 por Frederick Wells, então gerente de mineração na mina Premier, na África do Sul. O nome teve sua origem no dono da mina, o Sr. Thomas Cullinan. Em 1905, foi posto à venda em Londres, mas só foi adquirido em 1907 pelo governo de Transvaal, uma província na África do Sul, e presenteado ao rei inglês Edward VII em seu aniversário de 66 anos. A pedra foi enviada para a lapidação em Amsterdã, na famosa companhia Asscher. Depois de muito estudo, Joseph Asscher decidiu utilizar a técnica de clivagem para dividir a pedra em 9 diamantes.

diamante-cullinan-bruto

Estate Diamond

4. Tiffany

  • Tamanho: 128,54 quilates
  • Beleza: Um dos maiores diamantes amarelos (fancy) do mundo. Lapidação Cushion.
  • História: A pedra bruta tem origem sul-africana e provavelmente pesava em torno de 287 quilates. Em 1877, Charles Lewis Tiffany adquiriu a pedra, e desde então ela encanta a todos por ter feito parte de quatro lindas joias confeccionadas pela Tiffany: dois colares, um enfeite com um pássaro e um broche/pingente. O primeiro colar ficou famoso no colo de Audrey Hepburn, o segundo colar por Lady Gaga no Oscar e por Beyoncé em uma campanha da marca. Agora, o diamante está presente nesse broche pingente e exposto na loja da marca localizada na Quinta Avenida em Nova York.

diamante-tiffany-amarelo-famoso-historia

Tiffany

5. Koh-i-Noor

  • Tamanho: 108,92 quilates
  • Beleza:
  • História: Muito provavelmente, o diamante Koh-i-Noor foi encontrado em um depósito aluvial em um leito de rio seco na Índia. Este diamante passou por muitas batalhas sangrentas e mudou de mãos de muitas pessoas poderosas, incluindo o governante mongol Shan Jahan e o governante persa Nader Shah, entre outros governantes que o sucederam. Com versões conflitantes, essa joia foi “presenteada” ou “conquistada” pelos ingleses. Quando chegou lá, o príncipe Albert mandou lapidá-lo em 1850 para torná-lo mais atraente. Ele presenteou a rainha Vitória com um broche com o famoso diamante, e este se tornou mais uma das joias da coroa. Recentemente, o Koh-i-Noor apareceu cravejado em uma coroa no funeral da rainha Elizabeth II, o que causou polêmica na internet. Questionavam se ele deveria retornar para o seu local de origem. Para evitar problemas diplomáticos com a Índia, Paquistão, Afeganistão e Irã, que se declaram donos do diamante, o Rei Charles não usou a coroa com o diamante Koh-i-Noor em sua coroação.

coroa-diamante-koh-i-noor-diamantes-famosos

Feninjer

Os diamantes, assim como outras pedras preciosas, carregam muita história consigo. Estes cinco em especial se destacaram por seu tamanho e sua beleza, mas também por toda a história controversa que muitos deles contam para justificar suas aquisições. Nem sempre eles fizeram parte de momentos felizes, uma vez que muitas batalhas, sangue e disputas por poder envolveram a história deles.

Deixe um comentário

Compartilhe com um amigo