Antigamente, os vestidos de noiva possuíam golas e decotes muito altos e o uso de colares não era indicado, porém, com o passar do tempo e a evolução dos vestidos de noiva, tudo mudou. São diversos modelos de vestidos que comportam lindos colares como o modelo tomara que caia ou o com decote coração, popularizado nos vestidos de noiva dos anos 1950.
As pedras preciosas azuis têm um significado especial para o dia do casamento. Segundo a tradição da época Vitoriana, a noiva deve usar “algo velho, algo novo, algo emprestado e algo azul” para ter boa sorte no dia do casamento. Esta tradição de casamento de usar algo azul é muito forte, principalmente nos Estados Unidos, e vem se espalhando por diversos países. Pedras preciosas azuis como água marinha, turmalina paraíba, turquesa, apatita, safira, topázio azul e topázio london são algumas opções disponíveis.
Pedras na coloração verde trazem calma, tranquilidade e nos remetem à natureza. Dentre as opções deste grupo estão pedras preciosas como esmeralda, turmalina verde, quartzo verde, malaquita, jade e peridoto. Gemas amarelas transmitem alegria. Nesta categoria, temos pedras como o citrino, o topázio amarelo, a ágata, opala de fogo e safira amarela.
Pedras em tonalidades de rosa, vermelho e lilás tendem a ser associadas com romantismo. Dentre as tonalidades avermelhadas, encontramos opções como o rubi, rubelita, cornalina, granada. As tonalidades de rosa incluem quartzo rosa, turmalina rosa e morganita. Nas tonalidades de roxo, têm-se a ametista e a Tanzanita.
Pedras em tonalidades neutras como a madrepérola, a opala, a morganita e o cristal de quartzo tendem a ser bem recebidas por noivas mais tradicionais e que não desejam chamar muita atenção. As pérolas e os diamantes também são grandes aliados em colares de ouro delicados.
Para escolher a pedra preciosa do seu colar de casamento, você deve levar em consideração outros aspectos que vão além da beleza das pedras: o preço. Existem pedras preciosas para todos os gostos e bolsos. As turmalinas paraíbas, por exemplo, são tão raras que, em muitos casos, custam mais caro do que diamantes. Enquanto pedras como madrepérolas são mais populares e abundantes e podem ser boas opções para colares de orçamentos mais apertados, sem ter que abrir mão da beleza de uma pedra de qualidade.
Safira
Rubi
Diamante Negro
Turmalina Paraíba
Turquesa
Turmalina Rosa
Madrepérola
Malaquita
Quartz Rosa
Ametista
Topázio London
Peridoto
Topázio Amarelo
Jade
Opala
Tanzanita
Esmeralda
Água Marinha
Morganita
Escolher apenas um modelo entre tantas opções de colares com pedras coloridas para usar no dia do casamento não é uma tarefa difícil, basta escolher a sua pedra favorita e mentalizar boas energias. Se a ideia é escolher um colar de casamento diferente, invista em um que combine com o seu vestido e com o seu look noiva.