Escolher o vestido de noiva perfeito é um dos momentos mais especiais e significativos para qualquer noiva. Entre as várias opções de tecidos disponíveis, o mikado se destaca pela sua sofisticação, estrutura e brilho único. Vem saber mais sobre o tecido mikado e descobrir porque ele é perfeito para o seu vestido de noiva.
A palavra “mikado” é uma referência à “mica”, um mineral brilhante encontrado na natureza nas cores dourada, branca, preta, marrom, roxa e verde. Ele frequentemente é combinado com outras pedras preciosas. Essas referências vêm do latim “micare”, que significa brilho. Portanto, o vestido de noiva brilhante que você procura pode ser feito com o tecido mikado.
Em japonês, “mikado” significa imperador, fazendo referência aos tecidos de seda pura utilizados por eles em suas vestimentas. O famoso tecido dos quimonos japoneses passou por diversas mudanças ao longo dos anos e se tornou um tecido tecnológico e muito mais acessível.
A nova versão do tecido mikado é tão sofisticada quanto a original. É bem estruturado, possui um caimento incrível e, ao mesmo tempo, é macio e confortável. Sua composição pode ser de seda pura, lã ou seda e poliéster. Sua versão em seda pura é amplamente utilizada na alta costura, enquanto sua versão em lã é ideal para roupas de inverno, sendo a versão de seda e poliéster a mais difundida no universo das noivas.
O tecido mikado pode ser utilizado sozinho ou em combinação com outros tecidos para agregar valor ao vestido de noiva. É um tecido facilmente moldável, ideal para modelar vestidos estruturados e diferenciados. Algumas noivas optam por utilizar o tecido mikado como estrutura na parte superior, muitas vezes em um corpete mais firme com fechamento de zíper ou espartilho, e com uma saia de tecido mais maleável. E vice-versa: se a ideia é estruturar a saia, está liberado manter a parte superior do vestido mais leve e, muitas vezes, rendada.
O tecido mikado é perfeito para um vestido de noiva cheio de estouros de luz, pois possui um brilho acetinado perfeito. Seja com iluminação natural ou com luz de LED, o tecido mikado tem um brilho próprio e não necessita de rendas, detalhamentos ou bordados como complemento. Ele, por si só, já traz toda a beleza para o vestido de noiva.