O objetivo é o mesmo, mas a forma de fazer é diferente! O casamento, com suas cerimônias e rituais possuem particularidades e se diferenciam de acordo com a cultura de cada lugar. Muitas vezes as tradições seguidas em outros países podem ser estranhas para nós brasileiros, mas somente conhecendo a origem de cada costume para admirar os diferentes tipos de união pelo mundo a fora.
Conheça algumas tradições pelo mundo:
India
O casamento Indu é bastante conhecido e inspira diversas cerimônias brasileiras. As famosas pinturas no corpo da noiva são imitadas por todo o mundo. Mesmo sendo um processo muito trabalhoso e detalhado, as amigas e familiares chegam a passar até três dias pintando e decorando mãos e pés da noiva indiana.
O objetivo desse ritual é marcar uma nova fase na vida da mulher. Menhdi Rat, como os desenhos são chamados, são semelhantes a uma tatuagem, mas são feitos de hena e saem com o tempo, cerca de uma semana depois do casamento.
A guirlanda de flores também é outro detalhe deste ritual na Índia que é acompanhado de crenças e magia. Durante a união, o casal troca longos colares de flores coloridas, simbolizando o respeito um pelo outro.
Egito
O Egito trouxe uma das maiores tradições de casamento para o mundo todo. Foi lá que começaram a utilizar a aliança no dedo em que usamos hoje e a trocar o anel de noivado da mão direita, para o matrimonial na mão esquerda. Por acreditarem que neste dedo existe uma veia que está ligada ao coração.
Além dessa tradição criada por lá, a noiva recebe vários beliscões das outras mulheres da família e amigas no dia do casamento, como um ato de desejar sorte.
A vida de casado é mais simples no começo, pois no Egito é costume que a família da noiva cozinhe na primeira semana pós casamento. Assim, os apaixonados podem aproveitar melhor essa fase especial.
China
O casamento Chinês é baseado em sorte e tradicionalismos. Desde o noivado, um especialista deve checar a data de nascimento de cada um, que determinará que a união dará certo. A cor vermelha deve estar em tudo, pois traz sorte, inclusive no arroz que será jogado no final da união, e até mesmo no vestido da noiva!
Dos 3 ou 4 vestidos que a noiva troca durante a noite, o primeiro é vermelho, chama-se oqipao ou cheongsam. Para o baile a noiva escolhe um traje branco e para a recepção ela pode trocar novamente por outro modelito.
A noiva deve ficar o dia inteiro se despedindo de sua família. Quando o noivo chega, as amigas da mulher tentam impedir a entrada dele. Para conquista-la, o rapaz oferece dinheiro.
Alemanha
O casamento alemão parece um pouco com o grego. Nesse país, familiares e amigos quebram porcelana para espantar os espíritos ruins dias antes do dia especial. Os noivos devem varrer os pedaços, pois traz sorte. Esse costume chama-se Polterabend.
Na cerimônia, a noiva carrega sal e pão no bolso, e seu futuro marido leva cereais para que o casal tenha saúde durante a vida a dois.
França
Diferente das grandes festas brasileiras, os casamentos da França geralmente são mais simples. Os noivos convidam somente os mais amigos e familiares próximos para uma celebração que dura um dia inteiro ou até mesmo 3 dias.
Depois da oficialização no cartório, o casal tem o costume de ir a pé andando até o local da festa.
Os noivos devem usar algum detalhe azul, pode ser até mesmo uma fitinha, que simboliza fidelidade. O brinde também é diferente da nossa tradição, eles personalizam um copo com duas alças para beber juntos.