A culinária árabe é muito rica e possui uma gama de ingredientes diferentes para surpreender a todos. A ideia de fazer um casamento temático ou apenas uma mesa de doces diferente será incrível para surpreender seus convidados.
Normalmente, os doces árabes são muito elaborados e mais caros do que os tradicionais doces de casamento, mas vale o investimento, pois, por serem doces de paladar mais adocicado, seus convidados comerão em menor quantidade. Invista em doces pequenos e delicados, assim ninguém ficará satisfeito antes da hora, e é bom para evitar desperdícios.
Os doces árabes utilizam ingredientes como macarrão cabelo de anjo e farinha de semolina, que combinam muito com especiarias, nozes e castanhas, e normalmente são finalizados com calda de açúcar e águas especiais: água de flor de laranjeira e água de rosas, por exemplo.
Baklava
Um doce folhado com uma calda de mel árabe que é feito basicamente de água e açúcar.
Os recheios são variados. Os mais comuns são nozes, amêndoas e pistache.
Kanafeh
Um doce de massa folhada de cabelo de anjo ou de farinha de semolina, recheada com uma espécie de queijo branco. Acompanha calda de açúcar e também água de rosas ou flor de laranjeira. Estas águas são tipicamente árabes e dão um aroma especial a diversas sobremesas. Ele pode ser servido em formato de ninho também.
Ma’amoul
Biscoitos recheados com especiarias árabes, normalmente com tâmaras, nozes ou pistache. Aproveite para decorar com algo que remeta ao casamento. É um biscoito famoso por estar presente em festas.
Basbousa (ou Hareeseh)
O famoso bolo de farinha de semolina árabe. Ele é bem doce, pois recebe uma generosa calda de açúcar. Para decorar, são adicionadas amêndoas em cima dele.
Qatayef
São panquecas recheadas com nozes ou queijo doce e servidas com calda de açúcar. As panquecas podem ser fritas ou assadas. No caso de uma mesa de doces de casamento, as assadas fazem mais sucesso e embelezam mais a mesa.
Halva
A Halva é o famoso doce de latinha, um doce de pasta de gergelim combinado com açúcar e também com nozes ou pistache.
Mamounieh
Um pudim de sêmola servido com manteiga e nozes.
Asabe’ Zainab
Doces de massinha fritos com calda de açúcar.
Loukoum (ou Lokum)
Uma espécie de bala de goma árabe, uma gelatina doce aromatizada com água de rosas ou outras essências árabes e com açúcar de confeiteiro polvilhado.
Burma
Um doce árabe muito tradicional. Um tipo de baklava enrolada, feita com massa filo e recheada com pistache ou nozes. Normalmente servida com calda de açúcar e mel.
Malabie (ou Muhallabia)
O malabie é um pudim árabe feito com amido de milho e leite. Sua finalização é feita com uma geléia de damascos acompanhada com água de flor de laranjeira.
Os doces finos complementam a mesa de doces, assim como a sobremesa servida à parte também é algo a se considerar. Se uma sobremesa francesa ou italiana faz o maior sucesso, imagine só uma árabe, que é algo totalmente diferente e sai do comum.