Se você precisa de inspiração para o buffet de entrada para seu casamento, aqui vai uma lista de dar água na boca. Esta lista é tão completa que serve também como finger food, caso você não opte por um buffet de comida tradicional e queira fazer apenas um coquetel para celebrar o casamento e, posteriormente, cortar o bolo.
Bruschetta
As tradicionais bruschettas italianas são pães torrados quentinhos, que contam com molho de tomate, manjericão fresco, alho, azeite e uma pitada de queijo para finalizar. Nós brasileiros adaptamos a receita ao nosso modo e colocamos uma generosa camada de queijo para finalizar.
Salada caprese
A tradicional salada italiana composta por tomate fresco, mozzarella de búfala, manjericão e azeite de oliva. Ela pode vir acompanhada de um mix de folhas verdes ou ser servida sem elas. Algumas pessoas optam por finalizá-la com pesto de manjericão ou pesto de azeitonas. Fica deliciosa.
Canapé de carpaccio
O tradicional carpaccio italiano pode ser servido sozinho, em conjunto com uma salada de folhas verdes ou em cima de pequenos cortes de pão de forma, como canapé. A receita italiana leva uma finíssima fatia de carne crua, servida com alcaparras, azeite de oliva, um pouquinho de limão e queijo.
Arancini
O bolinho de arroz mais amado da Itália. É um bolinho de arroz de risoto, com mussarela, molho de tomate e uma explosão de temperos. Ele é empanado e frito.
Crostini e crostata
Para acompanhar os antepastos italianos, nada melhor do que compor a mesa com crostatas, que são aquelas torradas grandonas, bem fininhas e crocantes, e com crostinis, que são torradinhas pequenas. Ambas podem ser temperadas com diversas especiarias para dar um algo a mais no sabor.
Mini pizza ou pizzette
A pizza está presente na vida dos brasileiros nas noites de final de semana, festas de aniversário, e por que não casamentos, não é mesmo? Na Itália, a mini pizza é chamada de pizzette e ela tradicionalmente precisa de uma base de molho de tomate com mussarela. O resto é só deixar a criatividade agir.
Caponata
A caponata, comumente chamada apenas de “berinjela” aqui no Brasil, é um prato que já faz parte da mesa de muitos brasileiros. Uma boa caponata é feita na panela ou no forno e consiste em cozinhar berinjela, tomate, pimentão, azeitonas, uva passa, azeite de oliva, pimenta-do-reino, sal e orégano. Depois de finalizada, pode ser comida com um belo pão italiano.
Alicella
A Alicella é um patê de aliche, de sabor marcante. O típico patê para pessoas que gostam de peixe e de sabores mais fortes. Combina muito para ser degustada com crostata, crostini ou até mesmo pão italiano.
Sardella
A sardella é outro patê italiano de paladar marcante. Seu sabor é composto por pimentão vermelho, sardinha, filés de anchova e pimenta. Também combina com os tradicionais pãezinhos e torradas italianos para minimizar seu forte sabor.
Queijos
Se a ideia é selecionar alguns queijos tipicamente italianos, o primeiro da lista que não pode faltar é o queijo parmesão. Mas, se a ideia é colocar várias opções na mesa, vale investir em outras opções como Grana Padano, Gorgonzola e Pecorino.
Frios
Para compor com os queijos, os frios são excelentes opções de antepastos e ainda combinam com frutas secas como damasco, tâmaras e figos. Invista em salames e presuntos e deixe-os acompanhados de frutas frescas como melão e uvas.
Depois de ler esta lista, deu até vontade de comer, não é mesmo? A cozinha italiana é uma inspiração interessante, pois agrada até as pessoas mais difíceis de comer. É uma variedade de ingredientes e um sabor tão irresistível que, com certeza, seu casamento será lembrado por muitos e muitos anos como sinônimo de boa comida.