O casamento é uma cerimônia especial e única em qualquer lugar do mundo. Mas, em cada país, ela possui características diferentes de acordo com a cultura do local.
Hoje vamos contar um pouco sobre como é o Casamento Grego, que é um dos mais conhecidos e já foi abordado em filmes e novelas. E é também uma das cerimônias mais parecidas com as festas brasileiras.
As cerimônias de casamento gregas são verdadeiras festas. A alegria é um dos sentimentos mais marcantes, junto com muita comida, dança e música.
Se você deseja fazer uma cerimônia seguindo este estilo, separamos algumas dicas e curiosidadades:
Tradições e costumes
Os gregos possuem algumas tradições e costumes bem definidos em um casamento. Pra começar, a cerimônia se inicia fora da Igreja, onde o sacerdote repete três vezes a benção. Depois disso, os noivos entram no templo e acendem velas que ficarão com eles durante toda a cerimônia.
Na entrada da Igreja são colocadas duas coroas presas por uma fita, que podem ser feitas de qualquer material. Na hora da coroação, eles vão trocá-las três vezes, simbolizando a união eterna.
Recepção
É sempre muito animada e costuma durar até o dia amanhecer. É nesse momento que há a famosa quebra de pratos, que simboliza o desapego aos bens materiais e também serve para desejar sorte aos noivos.
Decoração
A decoração costuma ser sempre com cores claras, como o branco, azul e verde claro. Algumas pessoas optam por usar um pouco de prata ou dourado para dar mais requinte ao casamento.
É comum também o uso de elementos como ramos de oliveira e “olhos grego”.
Vestido da noiva
As cores também são sempre claras, geralmente longos e semelhante aos das deusas gregas. O cabelo e a maquiagem também podem seguir o mesmo estilo e também em cores claras.
Lembrancinhas
As lembrancinhas de casamento das cerimônias gregas são tradicionais: amêndoas confeitadas. O significado é que, por elas terem um saber agridoce lembram que o casamento é feito de momentos bons e ruins. E a açúcar é um símbolo de esperança de que os momentos bons sejam mais frequentes que os ruins.