Ter um roteiro bem feito fará toda diferença no planejamento da festa de casamento. Toda festa precisa de um roteiro, mesmo que ela seja pequena. O roteiro de casamento é uma espécie de cronograma feito para planejar todas as atividades que acontecerão ao longo do casamento.
Você pode elaborar o roteiro em conjunto com a assessoria da festa de casamento, mas também pode elaborar sozinha com base nas nossas dicas. O importante mesmo é programar tudo certinho para que tudo aconteça na hora e na ordem certa.
Organizando o tempo
Em quase todos os serviços contratados será necessário estipular a quantidade de horas de atendimento. Se a sua festa terá 4 horas de duração, por exemplo, você precisa contratar profissionais que prestem serviço por todo o tempo de festa. Existem algumas exceções à regra. O bar, por exemplo, pode ter uma duração menor, no caso de ele funcionar somente na hora em que a pista de dança for aberta.
Todo o seu cronograma funcionará com base no horário do convite. Normalmente, coloca-se meia hora antes do horário oficial, mas levando em consideração o atraso da noiva, faça com uma margem de erro de até uma hora. Dificilmente a noiva não atrasa, mas imprevistos acontecem e podem acontecer também com seus padrinhos.
Rituais
O roteiro de casamento é muito importante para orientar todos os profissionais envolvidos na festa sobre a ordem em que tudo irá acontecer. Para montar o roteiro, é necessário saber sobre todos os rituais planejados. Vocês já sabem tudo o que acontecerá na festa e a ordem em que os rituais serão feitos? Confira nossas sugestões para ter um ponto de partida para montar o seu:
- Celebração
- Ensaio fotográfico, editorial do noivos
- Alimentação dos noivos com os petiscos da festa
- Recepção dos convidados no espaço da festa
- Fotos com os pais, avós e padrinhos
- Entrada dos noivos
- Brinde
- Corte do bolo de casamento
- Votos dos noivos (optativo)
- Agradecimento aos pais (optativo)
- Homenagem (optativo)
- Jantar dos convidados
- Retrospectiva (optativo)
- Dança dos noivos
- Abertura oficial da pista de dança
- Jantar dos noivos
- Drink dos noivos (optativo)
- Abertura oficial do bar da pista
- Cumprimentos nas mesas (optativo)
- Sobremesa e bolo
- Fotos com os convidados na pista de dança
- Lanche da madrugada
- Arremesso do buquê
- Arremesso do whisky
- Mesa de café
Alguns dos itens acima são obrigatórios, outros optativos, tudo depende do que interessa mais para o casal. A ideia de montar um roteiro é realmente entender o que acontece em cada momento da festa. Sem um roteiro, o dj e o buffet podem se desencontrar e atrasar ou pular alguma atividade.
Organização final
O ideal é listar todos os rituais que vocês desejam fazer e tentar contabilizar o tempo empregado em cada atividade. Com base neste cronograma inicial, converse com sua assessoria ou com o buffet de casamento para entender se a ordem planejada foge do “normal” e se pode ser feito desta forma. Refaça os cálculos, com base na experiência profissional deles, se necessário.
Com o roteiro pronto, elabore um cronograma e deixe nas mãos de todos os profissionais que prestarão serviços ao longo da festa e pronto, já pode casar tranquila. No caso de uma festa pequena, peça ajuda para uma pessoa próxima, pois ela poderá orientá-los, caso perca a noção da hora.
O roteiro de casamento é algo que muitas noivas confundem com o cronograma de casamento. O cronograma envolve toda a preparação do evento, com todas as etapas de pesquisa e contratação dos serviços, enquanto o roteiro de casamento é basicamente uma folha com os horários e a ordem em que tudo irá acontecer ao longo da festa.