Já imaginou juntar viagem e casamento em um único momento? Se o casamento, por si só, já é uma grande emoção, viajar para se casar em um lugar mágico é a realização de um sonho. Esse estilo de casamento é chamado de “destination wedding”, um termo em inglês que sugere que o casamento terá um destino de viagem, ou seja, será necessário viajar para prestigiar a cerimônia.
O destination wedding tem conquistado muitos adeptos e tornou-se o sonho de consumo de muitos casais. Se você fizer uma breve busca sobre este assunto, logo entenderá as vantagens: a experiência que a cerimônia proporcionará aos convidados, um local que condiz com a história ou a personalidade do casal, conhecer outra cultura, fotos incríveis e dias memoráveis. Mas o principal motivo que encanta tantos noivos é, sem dúvida, a oportunidade de confirmarem o “sim” no cenário dos sonhos.
Qual é o destino de viagem perfeito para a cerimônia?
O destino perfeito para realizar um casamento no estilo destination wedding é aquele lugar que, por mais distante que esteja, faz o coração bater mais forte. Para alguns noivos, aquele país que sempre sonharam, mas nunca puderam ir, é o lugar ideal. Para outros, uma cidade que conheceram durante uma viagem ou uma paisagem que ficou marcada na memória podem ser ótimas opções.
Se os noivos já possuem um local em mente, o próximo passo é analisar todas as questões que envolvem realizar uma cerimônia no destino escolhido. É importante verificar o preço das passagens áreas, o tempo médio de voo, pesquisar mais informações sobre a região e as proximidades e verificar disponibilidade de hotéis.
Confira algumas inspirações.
Canadá
Shari and Mike via Green Shoes Wedding
Shari and Mike via Green Shoes Wedding
Shari and Mike via Green Shoes Wedding
Grécia
All Bliss Photography via Green Shoes Wedding
All Bliss Photography via Green Shoes Wedding
All Bliss Photography via Green Shoes Wedding
All Bliss Photography via Green Shoes Wedding
México
Como fica a questão das passagens e da hospedagem dos convidados?
Realizar um casamento com direito a buffet, decoração, fotógrafo, cerimonialista e ainda por cima bancar as despesas dos convidados é para poucos. Por isso, o mais comum é que os noivos deixem cada convidado assumir suas próprias despesas. Vale apenas ressaltar que, se você sonha com um destination wedding mas não tem condições financeiras para pagar todos os custos relacionados aos convidados (passagem área, hospedagem e alimentação), prepare-se para lidar com possíveis ausências no evento. Uma viagem, por mais econômica que possa ser, pode fugir do orçamento de algumas pessoas.
Convites
Independentemente dos noivos assumirem ou não as despesas dos convidados, para esse estilo de casamento é indicado que os convites sejam entregues com meses de antecedência, afinal, os convidados precisam de tempo para programar a viagem.
Inspiração de convite com passagens e hospedagem inclusas
Planejaram um destination wedding com passagens e hospedagem inclusas? Então o convite do casamento deverá ser o mais completo e informativo possível. O material já deverá ter o mapa indicando o local que ocorrerá a cerimônia e detalhar todas as informações das passagens áreas e da reserva do hotel.
Inspiração de convite que não possui passagens e hospedagem inclusas
Decidiram prosseguir com um destination wedding que não cobrirá os custos das passagens e das reservas de hotéis para convidados? Então o convite de casamento precisará ter: um mapa indicando o local onde ocorrerá a cerimônia, sugestões de hotéis próximos e dicas de transportes.
Dê suporte aos convidados
Cada convidado confirmado arranjará um tempo na agenda e sairá do conforto do seu lar rumo ao destino que você escolheu, com o único intuito de prestigiar o seu casamento. Por isso, não meça esforços para ajudá-los.
A grande dica é encarregar uma pessoa de confiança para dar suporte. Desta forma, os convidados terão a quem recorrer para sanar dúvidas do local, pedir indicações de hotéis ou solicitar alguma ajuda neste sentido. Enquanto eles estiverem amparados, você terá tempo para focar em outras questões da cerimônia.