Um dos pontos mais emocionantes de um casamento é a dança dos noivos. Antigamente, eram escolhidas valsas, um estilo bastante tradicional. Aos poucos este estilo deu espaço para danças com músicas românticas, sendo que, hoje, vale tudo e muitos casais optam por dançar seu estilo musical favorito. Muitos também escolhem “aquela música”, que representa a história de amor vivenciada pelos dois.
Valsa
A dança mais tradicional desta lista é de origem alemã e austríaca e foi muito tocada em salões de Viena. Uma dança que encantou a todos no século XVI e continua encantando a todos de geração em geração. O Brasil recebeu a valsa junto com a corte portuguesa em 1808 e com o passar do tempo tornou-se tradição em festas de debutante e casamento. É a dança certa para casais tradicionais que não abrem mão dos costumes passados de pais para filhos.
Bolero
O bolero nasceu em Cuba mas se tornou popular no México. Em seguida, virou tradição em Porto Rico, Colômbia, Uruguai, República Dominicana, Venezuela, Peru, Argentina e Brasil. Sua origem data de 1883 através do músico cubano José Sanchéz. Este gênero sem dúvidas é o estilo musical mais romântico e envolvente para se elaborar uma coreografia de casamento. Sua dança lenta aliada a passos deslizantes encanta a todos.
Romântica
Uma dança romântica não tem necessariamente um estilo musical atrelado a ela. Pode ser escolhida uma música da bossa nova, do pop internacional ou até um bolero. O que importa é a sonoridade e as palavras bonitas presentes em sua letra. Para casais tímidos que não pretendem elaborar coreografias elaboradas, essa é uma opção de dançar de rostinho colado e não deixar passar em branco o momento da dança dos noivos. Este tipo de dança não exige um grau de conhecimento elevado de dança.
Salsa
Uma dança da década de 40 de origem cubana que se tornou popular como dança latino-americana em Nova York na década de 70. Salsa, em castelhano, significa “tempero” e o nome foi escolhido graças ao “sabor” da dança. O estilo recebeu influências de diversos gêneros musicais como o mambo, o chá-chá-chá e a rumba cubana. Hoje, a salsa sofre interferências da música pop e da eletrônica. Este estilo é perfeito para esquentar a pista de dança e para abrir a pista com a coreografia dos noivos.
Chá-chá-chá
Para casais energéticos, o chá-chá-chá é uma ótima opção. O primeiro chá-chá-chá foi composto por Enrique Jorrín em 1951. De origem Cubana, esta dança contagia a todos com seu ritmo envolvente. Perfeito para coreografias repletas de informação, o chá-chá-chá, assim como a salsa, dá oportunidade para a abertura da pista de dança em seguida da dança dos noivos.
Hip hop
O Hip hop é um gênero musical criado pelos africanos, latinos e jamaicanos de Nova York. O gênero logo espalhou-se pelo mundo e tornou-se uma batida reconhecida em todos os lugares. Um ritmo animado e repleto de possibilidades de coreografia, o hip hop ganhou espaço em todos os tipos de festa e, hoje, é muito escolhido para a elaboração da dança dos noivos por sua animação que contagia a todos.
Forró
Uma dança com fortes raízes no nordeste brasileiro traz ao casal uma oportunidade de dançar bem juntinhos em movimentos sincronizados e sensuais. O forró possui como formação um sanfoneiro, um zabumbeiro e um tocador de triângulo e, na maioria das vezes, um vocalista. Dentro do forró, é possível dançar o rastapé, forró pé de serra, forró universitário, baião, xaxado, xote e a quadrilha. O forró é famoso por finalizar festas de casamento, mas também é possível inverter a ordem e trazer seus convidados para dançar junto com vocês no início da festa.
Samba de Gafieira
A Gafieira é uma dança muito imponente e bastante trabalhosa. Os movimentos tem que ser muito bem calculados para que a dança seja perfeita. Todos os movimentos são conduzidos pelo homem, que marca todos os passos junto a sua dama. O samba de gafieira tem sua influência no malandro carioca da Lapa que se vestia de forma muito característica com terno branco, sapatos preto e brancos, camisa listrada e chapéu panamá. É uma dança difícil e que exige muita coordenação motora. Portanto, se vocês são adeptos do samba e pretendem dançar este estilo, procurem uma escola de dança com antecedência, pois é preciso muita dedicação para o aprendizado.
Sertanejo
Um estilo musical brasileiro com origem em meados de 1910. O sertanejo pode ser de raiz, romântico ou universitário. Normalmente, com músicas cantadas por duplas, tornou-se muito popular no nosso país. A dança sertaneja acompanha o estilo musical e traz muitos passos elaborados para os casais que a dançam. Para casais que amam o estilo, vale a pena criar uma dança especial com o sertanejo.
R&L Produções Artísticas e Dança
Tango
O Tango é, sem dúvida, uma das danças mais sensuais do mundo. Com origem entre Buenos Aires e Montevidéu, esta dança contagia a todos, tanto quem dança, quanto quem assiste. Quem não se lembra do filme Perfume de Mulher? O personagem cego de Al Pacino deu um show no Tango. Dançar tango exige muita coordenação, pois a dança é bastante complexa. Façam um bom tempo de aulas antes de montar a coreografia, pois é uma dança que mexe com diversas habilidades.
Pop
A música pop contagia a todos com suas batidas e capacidade de grudar na memória das pessoas. Com origem nos anos 50 nos Estados Unidos, este gênero foi criado para contrapor a tradicional música erudita feita pelos intelectuais. A música pop incorpora estilos musicais como o dance, o rock, a música latina, entre outros. E hoje a dança pop nos dá opções de coreografias riquíssimas e extremamente divertidas. Uma ótima ideia é dançar um pop dos anos 90 no seu casamento e interagir com todos seus convidados.