Durante o curso da história, as mudanças de hábito e movimentos artísticos influenciam os produtos e design de cada década e, consequentemente, o desenho de anéis de noivado, que ganharam muita popularidade nos últimos 100 anos. Você consegue imaginar como foi a evolução dos costumes e design desta joia que, hoje, é símbolo de carinho e união?
Anos 10
A elegância da nobreza e o luxo eram os pontos fortes da época. O surgimento da alta costura e da burguesia começam a causar mudanças na história da moda. As mulheres usavam enchimento nos seios e eram espartilhadas para valorizar seu colo e sua cintura marcada. O formato das mangas era de presunto. Na parte inferior das vestes, saias longas e amplas estruturadas por anquinhas, estrutura utilizada para valorizar as ancas. Nesta época, as revistas de moda traziam todas as novidades no setor.
Em 1886, a Tiffany criou o anel solitário com seis garras e marcou a história da joalheria. O anel possuía uma pedra central redonda e tornou-se o mais desejado para noivados. A popularidade deste modelo permaneceu ainda por muitos anos e hoje é considerado ícone da marca.
Anéis de noivado Tiffany de 1905 e 1910 via Erst While Jewelry
A exposição universal de Paris, em 1900, marcou a Art Nouveau, a arte efêmera da virada do século. Este período foi conhecido como Belle Époque.
A Art Noveau, a arte nova, era uma corrente artística que valorizava a mulher e a natureza. Nela, era retratada toda a sensualidade das mulheres através do uso de curvas. Linhas sinuosas faziam referência ao corpo e os cabelos eram desenhados como chicotes. Nos temas da natureza, eram representadas flores, borboletas, pássaros, libélulas, folhas, etc. As artes aplicadas e a arquitetura também foram bastante influenciadas por essa corrente artística nesse período.
Belle Époque via Tes
Com as influências da Art Nouveau, joalheiros como René Lalique e Émile Gallé criaram modelos de joias coloridas com pedras e técnicas de esmaltação nunca antes vistas. As joias tinham como função ornar. Eram utilizadas muitas pedras, não necessariamente caras, o importante era obter o efeito desejado.
Os anéis de noivado da época já seguiam uma linha mais tradicional. Confeccionados em Platina com Diamantes seguiam a linha dos solitários da Tiffany. Devido ao contraste entre a joalheria tradicional e as peças criadas sob influência da Art Noveau, anéis de noivado sofreram pouca influência desta corrente artística.
Anos 20
Nesta época, na moda, os estilistas Jacques Doucet e Charles Frederic Worth vestiam atrizes de cinema e causavam furor nas mudanças de comportamento. Paul Poiret propôs mudanças no visual das mulheres. Era o fim do espartilho e os vestidos poderiam ser mais curtos, valorizando o corpo das mulheres como ele realmente é, ao natural. Na sequência, Madeleine Vionnet, Coco Chanel e Jean Patou desenvolveram roupas femininas para a prática de esportes.
Moda nos anos 20 via Cutedrop
Na época da guerra, mulheres simplificam suas roupas e seu visual para se destacarem no mercado de trabalho, enquanto os homens iam para a batalha. Mulheres cresceram, amadureceram e começaram a conquistar mais espaço. Usavam roupas curtas e geométricas, decotes nas costas e abusavam da maquiagem. Grandes criadores da alta-costura ganharam espaço na mídia e mostraram uma mulher amadurecida no pós primeira guerra.
A Art Déco também influenciou a moda. A nova mulher ouvia Jazz e dançava Foxtrote, Tango e Charleston. Nasciam, nessa época, as melindrosas, mulheres poderosas com vestidos decotados soltos com franjas e sem mangas. Lindas e muito maquiadas. De olhos pretos, batom vermelho, sobrancelhas depiladas e redesenhadas e muito rouge nas bochechas.
Anéis de Platina com Diamantes, Londres, 1920 via 1st Dipbs e 1925, EUA, via 1st Dipbs
Nessa época, o anel de noivado sofre com influências da Art Déco. Curvas e detalhes contrastam com geometria e simetria. A Art Déco influenciou a joalheria por mais de 30 anos. O modelo tradicional de solitário foi substituído por anéis com vários diamantes de diversos tamanhos. O desenho destes anéis era muito rico e trabalhado. A pedra central, característica de anel de noivado, continuou a chamar atenção, mesmo acompanhada de outras pedras.
Anos 30
As atrizes de Hollywood Greta Garbo, Jean Harlow, Marlene Dietrich e Joan Crawford são exemplo de silhueta desta época. Corpo delicado e pequeno. Magra com seios e quadris pequenos, boca e olhos marcados. Antes a perna tinha a conotação erótica do corpo feminino, agora o erotismo vinha das costas desnudas.
Jean Harlow por John Springer Collection/CORBIS/Corbis via Getty Images via Country Living, Joan Crawford via 1st Dipbs e Greta Garbo via Britannica
A crise de 1929 resultou em uma diminuição do consumo. Nessa época, surgem coleções de verão e inverno. A Singer criou a máquina de costura e possibilitou a industrialização da moda. O nascimento do Prêt-a-porter é mais um passo conquistado. Todas as classes sociais passaram a se vestir de forma mais parecida graças aos moldes chamados “toiles”. Eles eram vendidos para classes mais baixas e tinham seus modelos inspirados em marcas de luxo.
Jean Patou e Elza Schiaparelli criam vestidos justos e com saias até os joelhos. Surge o maiô de duas peças. As luvas e carteiras compunham o visual. Influenciados pelo abstracionismo e surrealismo, os estilistas apostaram em cores em estampas e tecidos. Vionnet inovou as modelagens com suas técnicas de moulage em tecidos.
Anel de Platina com Safiras Calibré e Diamantes, 1935 via 1st Dipbs e Anel de Platina com Diamantes, 1935 via 1st Dipbs
As joias são inspiradas no cubismo e a matéria-prima é selecionada por seu valor. Os materiais são selecionados para baratear os desejados visuais Hollywoodianos. As joias de diamantes e platinas faziam a cabeça das mulheres que apreciavam o cinema, ao mesmo tempo em que Chanel introduzia em suas coleções colares de pérolas e joias falsas. A infuência da Art Déco também continua em cena, Picasso também influencia as artes.
O surgimento de minas da DeBeers, na África, tornou os diamantes mais acessíveis. Influenciadas por atrizes de cinema, mulheres começaram a investir em joias de diamantes e as vendas subiram 50% em 3 anos.
O anel de noivado acompanha as tendências Art Déco, mas também sofre influência das filigranas Eduardianas. O ouro branco ganha espaço à frente da platina. As pedras mais usadas eram em formato quadrado, mas também em formatos irregulares como as pedras feitas no corte calibré. As cravações eram minuciosas e o engaste era, na maioria das vezes, quase invisível. Nessa época, Boucheron, Cartier e Van Cleef & Arpels fizeram suas histórias. A cravação Mistery Set foi patenteada por Van Cleef & Arpels em 1933. Hoje, devido ao grau de complexidade, joias com este tipo de cravação têm a produção limitada.
Anos 40
A Segunda Guerra Mundial afetou o mercado da moda e estilistas buscaram novas maneira de se adaptar. Robert Piguet inspirava-se no estilo militar, jaqueta longa com ombreiras, saia curta e sapatos fechados com cara de masculinos. Em seguida, nascia um visual nacionalista americano, onde estampas da bandeira dos Estados Unidos eram utilizadas em roupas.
New Look por Dior
Em 1947, dois anos após o fim da Segunda Guerra Mundial, o mercado da moda tomou fôlego. Nesse ano, Dior propôs o “new look” e marcou a história da moda. Com uma silhueta de cintura fina e marcada, saias longas e amplas, ombros marcados e salto alto. Lanvin retoma o estilo gala. Jacques Fath introduz saias de prega. Balmain lança o estilo “Jolie Madame”.
À procura de um aquecimento no mercado de diamantes, a mineradora De Beers lançou o slogan: “A Diamond is Forever”. Esta frase, além de aumentar as vendas, criou uma relação do diamante com o casamento, que também deveria ser para sempre.
O racionamento de metais preciosos, diretamente ligados à Segunda Guerra Mundial e à indústria bélica, fez com que o ouro branco ganhasse destaque. O ouro amarelo e o ouro rosê também. Nessa época, muitas noivas ganharam alianças e anéis mais simplificados. A regra de que o norte-americano deveria poupar entre um e dois meses de salários para comprar o noivado surgiu nessa época, mas ainda é praticada por alguns homens até hoje.
Anel de Ouro Branco 18k e Diamantes, europeu, 1940 via 1st Dipbs e Anel de Ouro Branco 14k, ameriano, 1940 via 1st Dipbs
Anos 50
Os movimentos pós-modernistas influenciaram a moda dos anos 50. Nessa época, James Jean, Marilyn Monroe, Kim Novak e Elvis Presley chamavam a atenção. Pin-ups marcavam o período da história com sua sensualidade.
Um contraste toma conta da moda. De um lado, uma proposta estruturada baseada em linhas arquitetônicas de Balenciaga. De outro lado, um visual romântico composto por tomara-que-caia, saia godê guarda-chuva, cores alegres, estampas floridas inspiradas em Brigitte Badot.
Nessa época, Chanel está em seu auge com seu famoso perfume Chanel Número 5, com terninhos retos e estruturados, todos adornados por correntes douradas e colares de pérolas. Meias de nylon são a febre do momento. O biquíni também ganha destaque.
Moda nos anos 50 via Milky Chocolate
A joalheria dos anos 50 foi marcada pelo uso de corais e turquesas, que introduziram características abstratas que foram mais desenvolvidas na década seguinte. Motivos florais e com joaninhas fizeram a história da joalheria de Cartier, na época.
O anel de noivado da época seguia as mudanças da moda. O anel era estruturado, com influências de formas arquitetônicas e ao mesmo tempo delicado. O ouro branco ganhou mercado e passa a ser aliado da platina na elaboração de anéis. A pedra central continua sendo destaque, mas vem acompanhada de pedras menores nas laterais do anel de noivado.
Anel de Platina e Diamantes, Reino Unido, 1950 via 1st Dipbs e Anel de Ouro Branco 14k, EUA, 1950 via 1st Dipbs
Anos 60
A revolução jovem e o sentimento de “paz e amor” contagiam a época. É tempo de Beatles, Jimmy Hendrix e Hippies.
Pierre Cardin, Yves Saint Laurent e Givenchy consolidam a moda do prêt-à-porter. A moda torna-se mais acessível a todos. A alta costura perde forças. Yves Saint Laurent inspira-se em Mondrian e cria estampas geométricas. Guy Laroche cria suas estampas com base em quadros da Op Art, a arte óptica. A arte e a moda caminham juntas.
Vestidos Yves Saint Laurent Mebel e Mondrian via All Posters
Novos processos desenvolvem tecidos sem a necessidade de usar ferro de passar. Tecidos com elasticidade e compostos por fios sintéticos como a Lycra, o Nylon e o Tergal. Visuais andrógenos marcam a influência de Twiggy no mundo da moda. André Courrèges inspira-se em um visual espacial com roupas brilhantes e estruturadas. Nino Cerruti aposta na calça jeans; os hippies, nas pantalonas e batas. Em 1966, nasce a minissaia graças à Mary Quant. Uma mulher poderosa mostra as pernas e usa maquiagem com cílios postiços e olhos delineados.
Anel de Platina e Diamantes, EUA, 1960 via 1st Dipbs e Anel de Ouro Branco 14k, EUA, 1960 via 1st Dipbs
Com o culto à juventude e o renascimento do design, Paco Rabanne criou joias de plástico. O plástico virou febre entre os acessórios dos jovens. A joalheria tentava se transformar para agradar a nova geração.
A joalheria tradicional sofreu nesse período. Os diamantes não atraíam mais a clientela como no passado. Para os anéis de noivado, foram utilizadas formas mais simplificadas. A inovação estava nas lapidações dos diamantes, em cortes retangulares, esmeralda, marquise, coração e gota.
Anos 70
Marcados pela influência da Pop-Art, os anos 70 começam com influências ainda dos anos 60. Os quadrinhos de Roy Lichstenstein e as obras de Andy Warhol marcaram o crescimento e a industrialização do pós-guerra. Ícones da época eram retratados em suas obras, como Coca-Cola, Sopas enlatadas Campbell e estrelas da música e do cinema.
Temas da natureza são resgatados, o retrô influencia a moda, peças antigas ganham novos conceitos. Retornam os terninhos de Chanel. O jeans ganhou sua ascensão. O topless ganhou destaque nas praias e as tangas minúsculas foram lançadas no Brasil e marcaram a identidade brasileira no exterior.
O alto preço do ouro fez com que novos joalheiros adotassem o uso de materiais novos como resinas e titânio. Foram criadas muitas joias de imitação e joias de arte nesse período. Nessa época, foram utilizadas pedras menos preciosas, como o cristal, olho de tigre, ônix e coral.
A joalheria tradicional sofreu muito com estas mudanças de comportamento. As joias passaram a ser mais leves e finas. A joia genuína estava fora de moda. O mercado de bijuterias e joias de imitação cresceu muito.
Nos anéis de noivado, a influência de modelos retrôs contrasta com as inovações da época. Os anéis continuam a seguir os padrões de 1960. Foco na pedra central e, às vezes, pedras menores nas laterais. Nessa época, muitos anéis são acompanhados de alianças aparadoras.
Estilo Chanel por Paul Schutzer—Time & Life Pictures/Getty Images via Time
Anel de Platina e Diamantes Van Cleef & Arpels, 1970 via 1st Dipbs e Anel de Platina e Diamantes, 1970 via 1st Dipbs
Anos 80
Nesse período, as mulheres têm suas identidades pessoais bastante definidas. A moda não influencia como um todo e sim grupos específicos. Arrojadas, românticas e vintages. Kenzo, Yamamoto e Rei Kawakubo trazem influências da moda japonesa desconstruída para o resto do mundo. Thierry Mugler revive o glamour para estrelas de cinema de 50. Alaïa estuda a feminilidade através de roupas coladas ao corpo.
Surgem Punks, Darks e Yuppies, tribos com estilos marcados pelo tema urbano. Michael Jackson, Madonna, Prince, The Cure, U2 e Bob Marley influenciam a música e a moda.
Moda nos anos 80 via Cheat Sheet, Pinimg e Yazarkafe
A joia dos anos 80 segue o mesmo caminho da joia dos anos 70, enquanto as joias de imitação e bijuterias melhoram sua qualidade e aumentam seus valores. As pérolas também se destacavam nesse período.
A joalheria tradicional ainda é deixada de lado, principalmente com o crescimento da criminalidade. Para uma minoria de consumidores, os anéis continuam a seguir os padrões de 1970. Modelos básicos e com destaque para a pedra central.
Anel de Platina e Diamantes, 1980 via 1st Dipbs e Anel de Platina e Diamantes, 1980 via 1st Dipbs
Anos 90
Os anos 90 são vividos em meio a um cenário político e econômico bastante instável. A moda refletida neste contexto continua apostando em visuais vintages. Avanços na indústria da moda possibilitam melhorar processos e agilizá-los.
Moda anos 90 via Wonmens Fashion
Esse período é marcado por estilistas conceituados criando coleções exclusivas que exprimem suas identidades e, por outro lado, composto por uma moda simplificada e confortável. O Nike e a camiseta são a marca dos adolescentes da época.
As idas e voltas da moda para temas bastante complexos é simplificada no visual dos anos 90. É aqui que nasce também a silhueta de top model que temos como base até os dias de hoje. Mulheres magras, altas e com poucas curvas.
Anel Tiffany de Ouro Amarelo 18k Safira e Diamantes, 1990 via 1st Dipbs e Anel de Platina e Diamantes, 1990 via 1st Dipbs
A joalheria, fragilizada nas décadas anteriores, começa a tomar fôlego e a se desenvolver. O design de joias começa a ganhar força. A identidade do designer brasileiro começa a se destacar em concursos internacionais.
Os clássicos anéis de noivado da joalheria ganham novas estruturas. A pedra central continua em destaque, mas agora ela vem acompanhada apenas de duas pedras laterais. A lapidação princess é resgatada. Novos modelos são desenvolvidos.
Anos 2000 em diante
Atualmente, os modelos de anéis tendem a ser mais simplificados, mas como a moda é cíclica e o vintage não sai de moda, muitos casais optam por anéis com referências de design em modelos clássicos de outros períodos. Logo, agora mais do que antes, pode-se tudo!
Anel Cartier de Platina com Diamantes, 2004 1st Dipbs e Anel de Platina com Diamantes, 2009 via 1st Dipbs
Uma estratégia bastante comum em modelos atuais é utilizar uma pedra central maior e cravar pedras menores ao redor dela. Esta técnica dá a impressão da pedra central ser maior do que ela realmente é, o que diminui drasticamente os custos de uma joia, pois o preço de um diamante central cresce exponencialmente conforme seu tamanho aumenta.
Outra característica interessante resgatada do retrô é utilizar outras gemas centrais no lugar de diamantes. Safiras, rubis, esmeraldas e turmalinas ganham destaque acompanhados dos tradicionais diamantes ao redor delas.
A inovação na indústria da joalheria com novo maquinário e tecnologia trouxe muito detalhamento e qualidade ao processo industrial. Hoje, grande parte das joias não é mais feita 100% artesanalmente, pois quase todas as joalherias utilizam técnicas de prototipagem para a confecção de suas joias.
Anel de Ouro Branco 18k com Diamantes e Esmeralda via Poésie e Anel de Ouro Amarelo 18k com Diamantes e Safira via Poésie