Já parou para pensar no significado do noivado? Porque passamos por essa fase antes do casamento? Qual o motivo de não passarmos do namoro direto para o casamento? Pra começar, vamos entender como começou a tradição do noivado.
O noivado mudou muito ao longo do tempo. Na Idade Média, ele tira duração certa de um ano e nesse período, era acertada a parte financeira do casamento, onde o noivo pagava para a família da noiva. Ao longo do tempo, a tradição foi mudando e a família da noiva passou a arcar com os custos.
O pedido, também era feito diretamente ao pai que decidia sobre o casamento, mas ao longo do tempo essa tradição perdeu a força, apesar de, serem os pais, os primeiros que deveriam ficar sabendo sobre o matrimônio.
Apesar de todas essas mudanças, o noivado sempre simbolizou o período que antecede o casamento, aquele em que o casal se prepara para dar um passo a mais no relacionamento.
Qual a importância do noivado?
Muita gente, prefere passar do namoro, diretamente para o casamento, sem viver o momento do noivado. Não há nada de errado nisso, mas o noivado tem sua importância.
É o momento em que o relacionamento fica mais sério, e o casal tem a oportunidade de se preparar para formar uma nova família. O noivado significa maturidade no relacionamento.
É o melhor momento para conhecer melhor o outro e fazer muitos planos para o futuro de forma prática, pautando as próximas ações e os prazos para os mesmos.
A preparação é feita tanto no âmbito material quanto no emocional. O noivado também transmite segurança aos noivos que ficam mais tranquilos quanto aos sentimentos um do outro.
E o anel de noivado?
Muita gente se pergunta se ele é realmente importante, já que terá as alianças. Pense que o anel de noivado simboliza o amor eterno, o romantismo, o compromisso com o relacionamento e com o futuro dele.
É uma prova de amor e de comprometimento que também possui uma antiga história. Não deixe de ver essa reflexão sobre anéis de noivado.