Joias com diferentes lapidações de pedras preciosas são bastante atrativas. Se a ideia é entender um pouco mais sobre corte e formatos de diamantes, aproveite o conteúdo de hoje e prepare-se para comprar o anel de noivado perfeito.
Existe muita confusão sobre os nomes dados às lapidações de pedras preciosas. Antes de mais nada, é importante explicar a diferença entre corte e formatos de diamantes.
Formato
O formato mais tradicional de todos é o formato redondo. Este formato normalmente utiliza o corte brilhante e está presente em todas as vitrines de joalherias que você possa imaginar. É o formato mais tradicional de todos, que reúne 57 ou 58 facetas, que funcionam em total sincronia para valorizar sua pedra preciosa, principalmente se ela for um diamante. O ângulo e o tamanho de todas as facetas são calculados para fazer com que a pedra brilhe o máximo possível. Normalmente, os diamantes redondos atuais recebem o corte brilhante, enquanto os diamantes mais antigos recebem o corte 8/8.
Existem também outros lindos formatos de pedras preciosas, que são conhecidos como fancy shapes. A tradução de “fancy” para o português é “sofisticado” ou “extravagante”. Dentre os mais famosos fancy shapes estão o quadrado, baguete, antiga, oval, navette e coração.
Anel de noivado com lapidação coração via Poésie
Muitas pedras preciosas, em sua forma bruta, possuem estruturas mais adequadas para se tornarem determinados formatos. Normalmente, o profissional responsável pela lapidação da pedra opta pelo formato que irá valorizar mais o brilho, a cor e minimizar os defeitos internos, chamados de inclusões. Outro fator importante é a retenção de peso. Quanto maior a pedra, mais cara ela é, mas não adianta ter uma pedra enorme com um defeito que possa comprometer sua estrutura. Nesse caso, a abordagem mais inteligente seria dividir a pedra em duas ou mais partes menores, descartando a parte com defeito. Vale ressaltar que muitas inclusões internas não afetam a durabilidade da pedra preciosa, elas apenas causam interferência visual.
Para diamantes grandes, é comum adquirir joias com o certificado do GIA (Instituto Gemológico da América). Esse certificado traz todas as especificações técnicas necessárias para saber tudo sobre o diamante. O GIA também emite certificados para pedras coloridas, porém, esses são menos detalhados e menos comuns no Brasil.
Anel de noivado com lapidação radiant via Poésie
Corte
Depois de definido o formato da lapidação, é necessário escolher o estilo em que a pedra preciosa será facetada. Os quatro estilos de corte principais são: brilhante, corte misto, corte esmeralda e cabochon.
Brilhante
Estilo de corte com facetas triangulares ou em forma de pipa que partem do centro inferior da pedra em direção à sua cintura.
Anel de noivado com lapidação brilhante via Poésie
Corte esmeralda (step cut)
Estilo de corte com facetas principalmente quadradas e retangulares dispostas em linhas concêntricas. O corte esmeralda também é chamado de corte degrau. Esse corte ficou mundialmente conhecido com esse nome porque as esmeraldas são normalmente lapidadas dessa forma, primeiro por serem frágeis e segundo devido à sua formação.
Anel de noivado com diamante em emerald cut via Tiffany e Co
Corte misto (Mixed cut)
Estilo de corte que combina facetas de corte brilhante e corte esmeralda. Quando visto de cima, o diamante apresenta as facetas do corte brilhante, enquanto a base exibe as facetas do corte esmeralda.
Anel de noivado platina com diamante quadrado com cantos em corte misto via 1stdibs
Cabochon
Corte em meia-lua, onde a parte superior da pedra fica arredondada e a base dela fica reta em uma superfície plana.
Anel de noivado com Safira central cabochon via Cartier
É importante ter um entendimento básico sobre lapidação de pedras preciosas, cortes e formatos de diamantes para se sentir mais confortável na hora de adquirir um anel de noivado. Com os conhecimentos adquiridos aqui, é possível identificar qual é a sua lapidação favorita.