Muita gente têm dúvida sobre como usar o anel de noivado, em que momento ele é trocado, quando entram em cena as alianças, se o homem não usa nenhum tipo de joia durante o noivado, entre outras.
Para começar, é bom lembrar que essas joias representam os laços de amor e carinho que unem o casal. A forma que é usado, é uma convenção de cada sociedade, vamos explicar, como no Brasil é comumente usadas.
Quando houver somente anel de noivado
Quando o casal desejar usar apenas o anel de noivado para simbolizar a união, este deve ser colocado no dedo anular da mão direita da noiva, pelo noivo e deverá permanecer ali até o dia do casamento, quando ela deverá passar o anel para a mão direita e deverá ficar ali, já que a aliança é usada na mão esquerda.
Algumas pessoas possuem os tamanhos dos dedos diferentes, por isso, o anel de noivado também pode ser usado na mão direita durante todo o noivado e depois do casamento.
Na maioria dos casos, quando a noiva usa o anel de noivado, o homem pode optar por não usar nada. É uma alternativa para quem não quer gastar também com alianças durante o noivado, nesse momento, elas são dispensáveis.
Quando houver anel de noivado e alianças
Mas se o casal preferir usar tanto o anel de noivado quanto as alianças durante o período de noivado, os mesmos devem ser usados da seguinte maneira: o anel de noivado no dedo anular esquerdo da noiva e a aliança no dedo anular da mão direita de ambos.
Alguns dias antes do casamento, a noiva entrega a aliança dela para polir e gravar a data do casamento e permanece com o noivo, que irá levá-las ao altar.
No dia do casamento, a noiva passa o anel de noivado para a mão direita, deixando a mão esquerda livre para o uso das alianças.
Algumas noivas preferem usar a aliança e o anel de noivado no mesmo dedo. Nesse caso, o anel de noivado só fica na mão direita somente no dia da cerimônia, voltando para a mão esquerda, após a data.
Aliança ou anel de compromisso
As alianças ou anéis de compromisso são usados quando o casal percebe que o compromisso ficou sério, mas ainda não é hora de noivar. Geralmente são duas alianças na cor prata com o nome deles gravados e a data do início do namoro. As mesmas serão substituídas pelo anel de noivado e/ou alianças no dia do noivado.