O anel de noivado, aquele que serve para pedir a mão de alguém em casamento, gera muitas dúvidas. Como ele deve ser? De prata ou de ouro? Em que mão utilizar?
Antigamente a mesma aliança usada na proposta, servia para o grande dia. Apenas trocava a aliança de lado da mão, na própria cerimônia. Inspirados na tendência americana, o anel de noivado está cada vez mais presente em nosso país.
Os gregos acreditavam que os diamantes eram estilhaços de estrela ou lágrimas dos deuses. E já que o momento do pedido de casamento é um dos mais esperados pelas mulheres, o anel solitário; aquele que tem uma pedra central maior geralmente de diamante; passou a ser um gesto delicado, e virou moda entre as noivas brasileiras.
O anel solitário de noivado é um presente do noivo. E geralmente, contém um diamante ou alguma outra pedra rara. Ele também é uma solução para os noivos que querem se casar, mas ainda não estão podendo investir muito na aliança. O que importa é que o momento do pedido seja especial e inesquecível.