Se a ideia é investir em um solitário com pérola central, a nossa dica é deixá-lo para outro momento. Na hora de fazer o pedido de noivado você precisa levar em consideração cinco razões para não escolher um anel de noivado com pérolas. Leia até o final e entenda o motivo.
1. Vale seguir a tradição
Por tradição, um anel de noivado precisa de uma pedra central que nos remeta a um solitário. De preferência, um anel solitário com diamantes. Pode conter diamantes dos lados ou nas laterais do anel. Você pode inclusive escolher anéis de noivado com halo, aqueles que possuem uma pedra central circundada por pequenos diamantes. E não há problema nenhum em ter uma pedra central colorida.
O pedido de casamento também pode ser feito com uma aliança ou meia aliança, mas é menos usual.
2. Pérolas são frágeis
Independente do tipo de pérolas, todas são frágeis.
a) Pérolas naturais:
Sejam elas de água doce ou água salgada: todas são delicadas. Você sabia que as pérolas morrem? Pois é, a pérola é uma gema orgânica que não suporta produtos químicos e merece um cuidado especial. A pérola não aguenta o desgaste diário. Por isso, merece ser utilizada em ocasiões especiais e posteriormente guardada em seu estojo.
b) Pérolas sintéticas:
As pérolas sintéticas são pedaços de plástico cobertos por uma camada perolada. Por melhor qualidade que tenham, elas não vão resistir a eventuais riscos, batidas e vão descascar. Sem falar nos produtos químicos que podem acelerar esse processo de desgaste de uso.
c) Pérolas shell:
Com as pérolas shell acontece algo semelhante às pérolas sintéticas. A pérola shell é uma madrepérola que é inserida dentro de uma concha e “ganha” algumas camadas peroladas ao seu redor, ficando com a aparência de pérola.
3. Pérolas são coladas
As pérolas desgrudam, pois grande parte delas são coladas, ou seja, dificilmente você verá uma pérola cravada. Assim, a chance de cair e perdê-la, quando utilizada diariamente, é altíssima. O joalheiro pode até simular uma garra, mas no fim das contas o que segura a pérola no anel é a cola.
4. A pérola não pode molhar
O ideal é evitar molhar qualquer tipo de joia, mas a pérola em especial é muito delicada e não indicamos nem lavar as mãos com ela, muito menos tomar banho, ir ao mar ou à piscina. Para pérolas salgadas, existe a prática de colocá-las em água salgada uma vez por ano, mas isso não é aconselhado para todo tipo de joia. O sal é prejudicial para algumas pedras preciosas e acelera a oxidação de metais.
5. Deixe para comprar um anel de pérolas nas suas bodas de pérola
As bodas de pérola são comemoradas aos 30 anos de casados, mas até lá há muita comemoração. Para o anel de noivado, opte por um anel especial e inesquecível.
Na hora de comprar um anel de noivado, opte pelos tradicionais com diamantes ou zircônias e até mesmo opções de anel solitário com pedra central colorida. Deixe a pérola para outra ocasião.