A aliança de ouro branco é uma alternativa mais acessível do que a aliança de platina, muito comum antigamente. Com as guerras mundiais, o acesso a platina ficou restrito e muitos joalheiros começaram a desenvolver joias em ouro branco. No Brasil, o hábito de comprar joias em ouro branco é muito maior do que nos Estados Unidos, por exemplo, onde a platina permanece fortíssima até os dias atuais.
A aliança de ouro branco, por sua composição, não é, na verdade, branquinha como vocês estão acostumados a ver. A aliança de ouro branco é levemente amarelada. Por isso, recebe o banho de um metal conhecido como ródio para deixá-la prateada e linda para usar. Normalmente, a composição de um ouro branco 18k é de 75% ouro e 25% de outros metais brancos como a prata, o paládio, entre outros.
Com o tempo e o com o uso diário, o banho de ródio se desgasta e precisa ser refeito. Isto é um processo normal e esperado, portanto, perder o banho de ródio não significa que a joia é de qualidade inferior, mas um sinal de que você gosta muito dela e está usando “até gastar”. E não tem problema nenhum nisso. Todas as pessoas que possuem joia de ouro branco já tiveram que fazer manutenção, seja para dar o banho de ródio novamente ou simplesmente limpar as impurezas acumuladas com o uso.
A recomendação para joias de ouro branco, assim como com qualquer outra joia, é retirá-la na hora de fazer a faxina, manipular produtos de limpeza e também para ir ao mar ou à piscina. Durante práticas esportivas é recomendado remover sua joia para evitar acidentes.
Chopard via Watches of may fair
Aliança de ouro branco é um charme à parte, mas exige cuidados especiais. Sem dúvida, é a opção perfeita para casais que não gostam da tonalidade dourada do ouro amarelo.