No período que antecede o casamento, são tantos afazeres que muitas vezes esquecemos de um item fundamental: as alianças. Por isso, neste texto, iremos ajudá-lo com dicas de como cuidar de sua aliança e também como organizar o seu cronograma pré-casamento. Nossas etapas serão divididas em cinco tópicos principais, dentre eles, destacamos as dicas de uso, dicas de manutenção e limpeza e, principalmente, de como guardá-las ás vésperas do casamento.
1. Durante o noivado
Estas dicas são para grande parte dos casais que optam por utilizar as alianças por alguns meses antes da data marcada para o casamento. O que fazer quando o tão sonhado casamento estiver próximo? É hora de incluir mais um preparativo na lista de afazeres: cuidar das alianças.
Existem casais que aguardam para utilizar as alianças somente no dia do casamento e no período de noivado adotam apenas o anel de noivado. Estas dicas também servem para o anel de noivado que, muitas vezes, precisa passar pelo mesmo processo que iremos sugerir, pois a noiva irá usá-lo no grande dia. Portanto, aproveitem nossas sugestões.
Possuir uma aliança em sua mão diariamente é diferente de um anel qualquer que você usa e depois guarda no porta-joias. Vestir uma aliança 24 horas por dia significa ter cuidado o tempo todo. Tudo o que vocês fizerem a partir do momento que decidiram usar alianças deve ser pensado. Para algumas atividades esportivas, como artes marciais, é imprescindível que ela seja removida, seja por motivo de segurança, pois estamos falando de um metal diretamente em contato com sua pele, e também para evitar que ela seja riscada ou amassada, por exemplo, na academia.
Se sua aliança for de ouro branco, ela possui um acabamento final chamado de banho de ródio, que é utilizado para deixar o ouro branco ainda mais brilhante. Para alianças deste material, todo cuidado é necessário, pois o uso de álcool gel e de produtos domésticos pode remover pouco a pouco o banho e deixar o seu anel opaco. Portanto, quando precisar usá-los, tenha sempre em mente que será importante retirar a aliança.
Se a aliança contém diamantes, tomem ainda mais cuidado com produtos químicos e, principalmente, com cremes hidratantes, pois os diamantes atraem gordura e repelem água. Ou seja, se seu diamante não estiver em contato com estes produtos, ele estará sempre brilhante. Outro cuidado importante é com as garras que abraçam seu diamante, geralmente, elas são bastante delicadas, por isso, evite quedas e batidas, pois o diamante corre o risco de se soltar. Joias de verdade não recebem cola, portanto, tome sempre cuidado com suas garras, que são a única barreira física para segurar os diamantes da sua aliança.
Para limpar sua joia em casa, sugerimos água morna e detergente com uma flanela ou escova de dentes macia. Não utilize produtos químicos sem a orientação de um profissional capacitado.
2. Polimento e Limpeza
Por volta de um mês antes do casamento, é o tempo indicado para parar de usar as alianças e levá-las para fazer o polimento final. Sempre entre em contato com quem irá realizar o serviço para saber o prazo, pois, de fato, o casamento não acontece sem elas.
Normalmente, as joalherias oferecem os serviços de polimento e limpeza, mas vale consultar o local onde adquiriu suas alianças. O mais indicado é solicitar o polimento e a limpeza no local onde comprou a aliança, mesmo que ele seja pago. Caso não seja possível, procurem um ourives de confiança para fazer. O preço não é caro e vale a pena.
3. Como guardar até a cerimônia
Após o polimento, guarde as alianças na caixa original. É importante que ela não seja tocada para evitar a absorção de sujeira até o dia do casamento. Guarde em um local de confiança até o grande dia. Vale anotar o local onde foi guardada, pois muitos casais, neste período, estão se mudando para a casa nova ou estão fazendo a mala de lua de mel. Perder as alianças nas vésperas do casamento definitivamente não está nos planos. Se a casa de vocês está nessa situação, deixe sob a responsabilidade de uma pessoa de confiança.
4. Véspera do Casamento
Na véspera de casamento, faça a checagem de todos os itens que serão levados para a cerimônia. Dentre eles, coloque a caixinha com as alianças juntamente com a almofadinha ou o item que irá colocá-las. Em hipótese alguma remova as alianças da caixinha, quanto mais tempo protegidas, melhor. Espere até o dia do casamento para colocá-las na almofadinha ou na caixinha especial da dama de honra ou do pajem.
5. Dia do casamento
No dia do casamento, as alianças devem estar em poder do noivo até o momento que serão entregues na mão da assessoria de casamento. Jamais deixe as alianças com sua dama de honra ou pajem, mesmo que eles sejam maiores. Tenham sempre uma pessoa responsável por elas para que não aconteça algum imprevisto no grande dia, principalmente se o seu cachorro for levá-las ao altar.
muito bom! excelente post!
alianças de casamento clássicas ou especiais?
No momento, há uma enorme variedade de alianças de casamento no mercado e, honestamente, o espaço deste comentário não é suficiente para listar todos eles. Saiba, no entanto, que eles podem ser agrupados em duas categorias macro: os anéis de casamento clássicos e os particulares em forma, materiais e dimensões.
Os anéis de casamento clássico são um círculo simples, sem qualquer processamento adicional e para este design limpo e simples eu ainda sou o melhor de venda . Entre as religiões tradicionais é a garota francesa , um padrão sutil e ligeiramente arqueado e fé saia , que é um pouco maior, e padrão plano.
Quanto à espessura da fé , aqui também é uma questão de gosto pessoal, mas os clássicos mais usados têm entre 3,5 e 4 mm .
Os anéis de casamento específicos, por outro lado, podem ter cores diferentes de ouro, pedras embutidas ( diamantes ou pedras coloridas ) ou tamanhos não clássicos. Embora no mercado você possa encontrar muitos anéis de casamento particularmente originais, eu prestaria atenção a essa escolha (talvez ligada a um gostinho do momento ou a uma moda), porque você corre o risco de que com o tempo (e se tudo correr bem, será muito!) Eles o cansam e não você gosta mais deles.