Se suas mãos são delicadas e você não tem o hábito de usar anéis muito grandes, optar por um modelo de aliança fina para o seu casamento é a escolha perfeita. Os modelos disponíveis no mercado são diversos, podendo se apresentar em formato quadrado ou arredondado, com detalhes nas laterais, frisos, texturas, aplicação de pedras preciosas, gravações de nomes e até desenhos.
O conforto tem que ser o primeiro item na hora de decidir pelas alianças. E alianças finas tendem a ser mais confortáveis, principalmente para quem não está acostumado a ficar com um anel na mão.
Antes de comprar alianças finas é necessário ter um cuidado extra, pois se a aliança for fina demais a chance dela rachar quando entrar em contato com algo é grande. E se ela rachar, não se esqueça que é uma tira de metal (vira uma lâmina) e pode machucar. Portanto, o equilíbrio e o meio termo são os principais pontos. As alianças podem ser finas, mas sua estrutura deve ser reforçada a ponto de ser confortável, durável e segura.
Para quem deseja uma aliança mais ergonômica, optar por modelos anatômicos pode ser uma boa saída. A única questão é que, para fazer o abaulamento interno, é necessário ter uma largura razoável, pois o interior arredondado não pode ser atingido com alianças muito finas. Neste caso, o modelo pode ter um friso nas quinas para dar um efeito especial, mas não será um modelo anatômico. Lembrando que alianças não anatômicas dificilmente podem virar modelos anatômicos, pois este processo é feito diretamente no modelo da aliança, seja ela feita à mão ou em fundição.
Para ter uma aliança sempre linda, escolha materiais como ouro, aço, prata ou platina. Evite modelos com banho, pois, devido ao uso diário, será necessário realizar manutenções com maior frequência.
Para quem deseja fazer um pedido de noivado e não quer ter duas alianças, uma aliança fina com um diamante central pode ser um bom substituto para um anel de noivado. É uma opção econômica, delicada e encantadora.