Durante muitos anos, as alinças de casamento eram simples aros de ouro amarelo. Graças ao avanço do design de joias, foram adicionados detalhamentos, símbolos, gravações, diamantes e outras pedras preciosas para criar modelos com traços marcantes.
Com o passar do tempo, surgiram variações e as alianças com fio arredondados começaram a ser confeccionadas com fio quadrado, trazendo um ar mais geométrico. A mistura com ouro branco, ouro rosa e ouro negro também traz um ar contemporâneo à aliança de casamento.
Alguns casais optam por realizar o pedido de casamento diretamente com as alianças de casamento. Nem todos são adeptos dos anéis de noivado, seja por gosto pessoal ou por seu custo elevado. Neste caso, invista em uma aliança de casamento com alguma pedra, que pode ser um diamante, mas também pode ser alguma gema colorida com a cor favorita dela.
É muito comum inserir diamantes ao redor do aro de forma contínua como um filete, de forma concentrada como um pavê, com detalhes pontuais salpicados ou compondo com o design. A joalheria Poésie, por exemplo, trabalha com um modelo de aliança que possui um diamante cravejado dentro do aro, escondido em um lugar especial para que você possa senti-lo, sem ter que mostrar para ninguém.
A inserção de símbolos nas alianças é algo cada vez mais comum em projetos personalizados. Para casais que noivaram na Disney, ter uma aliança de casamento com Mickeys é um sonho. A impressão digital do seu dedo no aro da aliança também é algo interessante, novo e único.
As alianças em ouro amarelo são a melhor opção para usar diariamente, pois a liga de ouro amarelo não oxida facilmente e não possui nenhum tipo de banho, como é o caso do ouro branco, que recebe um banho de ródio para ficar com uma finalização prateada brilhante.
Outro ponto importante para quem quer investir em um par de alianças de ouro amarelo é que não existe nenhuma regra que exija que o par deva ser igual. A única recomendação é que o estilo das alianças seja semelhante e, é claro, que seja do agrado do casal.