Quer que as crianças convidadas para o seu casamento se sintam parte da festa? Saiba que criar um espaço kids é uma boa forma de distrair as crianças e permitir que os adultos fiquem mais à vontade para curtir a festa até mais tarde.
1. Já sabe quantas crianças serão convidadas?
Saber a quantidade de crianças convidadas é importante! Tente separá-las por faixa etária, já que cada idade apresenta necessidades e preferências distintas. Se maioria for abaixo dos 4 anos, por exemplo, alugar videogame, pode não ser uma boa ideia.
Seja claro no convite, pois muitos pais têm dúvidas se podem ou não levar os filhos. Portanto, seja explicito, diga que as crianças são bem-vindas e que algo especial foi preparado para elas.
2. Estude um bom local para montar a estrutura
Monte o espaço para as crianças em local coberto, preferencialmente longe das entradas, saídas e da pista de dança, onde geralmente o som é mais alto. Se possível, é recomendado que o espaço tenha acesso fácil ao banheiro. Se muitos convidados forem bebês é bom pensar em montar um fraldário.
Utilize puffs ou cercadinhos para delimitar e fitas coloridas ou letreiros para identificar o local. Lembre-se de colocar os pais em mesas próximas ao espaço kids. Assim, poderão vigiar as crianças de perto.
3. Montando o espaço kids
Para crianças pequenas invista em tatames em e.v.a, mesas pequenas, blocos de montar, gibis, livrinhos de colorir, massinhas, lápis de cor e giz de cera (nada de canetinha e tinta – nunca sabemos onde isso pode parar!!!).Crianças maiores preferem jogos de tabuleiro, cartas, dominós, quebra-cabeças e jogos eletrônicos.
Se o espaço permitir, invista em brinquedos grandes como cama elástica, piscina de bolinhas, fliperamas e quem sabe um touro mecânico (adultos adoram). Camarins com fantasias e itens que serão distribuídos na pista de dança fazem muito sucesso.
4. O famoso cantinho da soneca
Item indispensável, principalmente se o casamento começar muito tarde. Tendas ou cabanas dão um charme a parte, chamam atenção e criam um espaço mais reservado, mas alguns colchonetes, lençóis e travesseiros dão conta!
5. O que servir para as crianças?
Se possível aposte em cardápio infantil ou uma opção de prato mais simples: crianças geralmente não gostam de pratos elaborados. Montar uma mesa com doces mais simples, suqueiras, frutas cortadas (salada de frutas é ótimo), pipoca, batata-frita e sanduíches naturais agrada bastante e dá autonomia aos pequenos.
Carrinhos de algodão doce, picolé, geladinho e pipoca, além do famoso brigadeiro de colher fazem muito sucesso. Não se esqueça que vidro e porcelana não são recomendáveis: invista em acrílico.
6. Contrate uma equipe de recreação
Se couber no orçamento, pessoas especializadas para coordenar brincadeiras e cuidar das crianças minimizam o risco de acidentes e liberam os adultos para curtir a festa. Algumas empresas já oferecem pacote completo, com brinquedos, estrutura para área da soneca e recreadores.
Se poucas crianças forem convidadas para a festa, se o local for pequeno ou se orçamento está no limite, reservar uma mesa mais baixa e montar kits personalizados, com giz de cera, jogos, brinquedinhos e guloseimas é uma boa alternativa.
A preocupação que muitas noivas têm com seus pequenos convidados, montando cantinhos especiais e preparando mimos personalizados é uma demonstração de carinho que nos encanta os olhos e faz muito sucesso com os pequenos que guardam boas recordações do casamento.