Skip to main content
AliançasJoias

Design x conforto: aliança meia cana ou quadrada, qual escolher?

By 2 de agosto de 2024No Comments

Se a ideia é adquirir alianças confortáveis, saiba que o design também é algo a se considerar. Na verdade, o modelo da aliança ser quadrada ou meia cana não faz diferença, o que mais influencia são sua espessura, largura e se a aliança é anatômica, semi-anatômica ou tradicional.

Modelo: Aliança meia cana ou quadrada

Na hora de comprar as alianças, muitas pessoas confundem o modelo com o formato interno delas. Em outras palavras, externamente ela pode ser meia cana ou quadrada e internamente ela pode ser tradicional, anatômica ou semi anatômica, sendo que todas as combinações entre suas partes internas e externas são válidas. É apenas uma questão de deixar sua aliança mais confortável para você internamente sem alterar o visual externo da aliança.

poesie-anel-noivado

O modelo de aliança meia cana consiste em uma aliança sem quinas ou cantos, isto é, uma aliança feita com um fio de cantos arredondados, que dão a sensação visual de que a joia é mais redondinha. No caso de aliança anatômica, sua parte interna também é arredondada. A versão semi anatômica é o meio termo entre as versões, formando uma lombadinha sutil dentro do aro da aliança.

O modelo de aliança quadrada é feito a partir de um fio retangular como se fosse uma chapa estreita, no caso de a aliança apresentar um interior tradicional. Se for uma aliança quadrada e anatômica, podemos considerar um fio meia cana invertido, onde a parte interna da aliança fica sem quinas e levemente arredondada enquanto a parte externa aparece reta e quadrada. A versão semi anatômica segue sendo a opção intermediária.

aro-meia-cana-aliancas-de-casamento-ouro-18k

Poésie

Largura

Para os adeptos de alianças largas, leve em consideração a proporção entre a largura das alianças desejadas e o comprimento dos dedos de quem irá usar. No caso de casais onde uma pessoa tem uma mão muito maior do que a outra, o mais indicado é fazer alianças com larguras diferentes, para que fique confortável em ambas as mãos. O modelo pode ser o mesmo, apenas a largura será ajustada para comportar melhor o tamanho de cada corpo.

Neste caso, leve em consideração também se você pretende usar outro anel em conjunto com a aliança. Se a aliança for mais estreita, é possível combiná-la com o anel de noivado e com uma meia aliança delicada, o que ficará harmônico.

Poésie

Espessura

A espessura da aliança deve ser algo a se considerar, pois muitas pessoas não gostam de anéis grossos e robustos, enquanto outras amam. Normalmente, alianças anatômicas tendem a ser mais robustas. Portanto, se você prefere uma aliança mais fina, vale optar pelas opções semi anatômica ou tradicional. E é totalmente válido fazer a aliança masculina mais grossa e a feminina mais estreita diferenciar no acabamento interno do aro. Isto não altera a harmonia no par de alianças.

Agora que você aprendeu um pouquinho sobre design e conforto, você já está pronto para escolher suas alianças para não se arrepender no futuro. Sempre que possível, experimente as alianças e sinta-as por alguns minutinhos para ver se você gostaria que fossem mais finas, mais grossas, mais largas, mais estreitas e também para decidir o acabamento de conforto interno.

Leave a Reply

Compartilhe com um amigo