O universo da joalheria é muito específico, e dúvidas sobre qual a diferença entre termos como pontos e quilates são muito comuns. Cada vez mais pessoas leigas se confundem com esses termos técnicos na hora de adquirir uma joia, e o correto é todo joalheiro e comerciante explicar na hora da compra de uma joia, como um anel de noivado ou aliança de casamento, por exemplo.
Sem entender ao certo esses termos, fica difícil comparar duas joias de joalherias diferentes. Muitas vezes, em uma joalheria, se utiliza o termo quilates e, em outra, pontos. Normalmente, joalherias que trabalham com joias mais acessíveis utilizam o termo pontos por se tratar de uma medida mais adequada para joias com pedras preciosas pequenas. É mais uma forma de valorizar a pedra preciosa que não apresenta muitas casas decimais, caso a medida fosse realizada em quilates.
Depende muito da estratégia de marketing da marca, mas o ideal seria descrever a joia e colocar o valor em quilates e pontos para deixar mais claro para o consumidor. Além disso, é preciso treinar os funcionários para conseguirem explicar esse tipo de coisa, pois é uma dúvida extremamente comum, principalmente para quem está comprando uma joia como um anel de noivado pela primeira vez.
O que são kilates?
O termo kilates é facilmente confundido com quilates, porém, o primeiro é utilizado para o teor de uma liga metálica, por exemplo, ouro 18 kilates, abreviação 18k. O ouro 18k também é conhecido como ouro 750. A lógica para esse tipo de nomenclatura vem do fato de ser convencionado que o ouro puro tem 24 kilates — também é chamado de ouro 1000 —, logo, 100% ouro. No caso de 18k, 75% de sua composição é ouro (por isso 750), e 25% é composta por outros metais, tais como cobre, prata, platina, dependendo de sua coloração.
Já o termo quilates é utilizado para medir o peso de pedras, e comumente é visto assim: Anel com diamante de 1ct. A abreviação ct vem do inglês carats.
O que são quilates?
O peso da pedra preciosa frequentemente é medido em uma unidade de medida chamada quilates. Se compararmos o quilate com gramas, uma unidade que estamos mais acostumados em nosso dia a dia, a conversão seria 1 quilate para cada 0,2 gramas.
Para se ter uma informação exata, é importante pesar as pedras antes que elas sejam colocadas na joia. No caso de leilão de joias, para não desmontar a peça, é possível estimar o peso de acordo com a quantidade de pedras, lapidação e formato. Normalmente, quem faz este tipo de medição é um gemólogo.
O que são pontos?
Os pontos são outra unidade de medida de pesagem de pedras preciosas. Normalmente, ela é utilizada para pedras menores, pois um quilate (1 ct) equivale a 100 pontos.
Outro detalhe importante é quando encontramos uma joia que possui mais de um diamante e está escrito quilatagem total. Neste caso, está somado o peso de cada uma das pedras que compõem a joia. Normalmente, em um anel que possui múltiplas pedras preciosas, o ideal é descrever cada uma delas da seguinte forma:
Uma esmeralda central de 30 pontos com cinco diamantes de 1 ponto cada. Total: 5 pontos de diamante. Ou em quilates: uma esmeralda central de 0,3 quilates e cinco diamantes de 0,01 quilates cada. Quilatagem total de 0,05 diamantes.