Provavelmente, você nunca parou para pensar que o seu vestido de noiva pode ter doze tipos diferentes de decotes. Muitas noivas ficam no básico, no óbvio ou escolhem o vestido por outros fatores, tais como o modelo da saia ou detalhes como rendas e bordados, mas dificilmente uma noiva chega a uma loja ou ateliê e diz que o fator decisivo para a escolha do vestido é o decote.
O bom de entender um pouquinho de moda e modelagem de roupas é ter a oportunidade de escolher o decote mais adequado para o seu estilo, seu biotipo, ou o ambiente e clima em que irá casar. Pois o decote tem que combinar com tudo e você tem que se sentir linda e segura com o seu vestido de noiva.
Ao longo da história da moda, foram desenvolvidos diversos modelos de decotes. Na verdade, somente a partir do século XVIII é que eles se tornaram mais amplos; antes disso, as pessoas viviam todas fechadinhas em seus vestidos, inclusive em dias quentes.
Confira os 12 modelos a seguir e fique por dentro das possibilidades que você tem na hora de escolher o seu vestido de noiva.
Tomara que caia
Um dos decotes mais conhecidos para vestidos de noiva e roupas de festa em geral é o tomara que caia. Um modelo que valoriza o colo, auxilia para quem quer utilizar um colar de ouro ou uma gargantilha e é fresco o suficiente para poder dançar a festa toda.
Apesar do nome, quando confeccionado em modelagem e tecido adequados, com bojo estrutural, barbatanas e do tamanho de quem irá vestir, não há riscos de cair. Inclusive, noivas com seios mais volumosos podem sim usar vestidos tomara-que-caia sem susto, basta investir no modelo correto e você poderá se livrar de alças ou algo que prenda o vestido ao pescoço ou ombro.
O tomara-que-caia surgiu na década de 40, virou febre nos anos 50 e nunca mais saiu de moda. Nos anos 50, ele virou a principal referência de decote, principalmente na moda festa e moda noiva. Era referência para as mulheres que queriam ser iguais às estrelas de cinema, tanto nos filmes como no evento do Oscar.
Decote em “V”
O decote em “V” pode ser utilizado por qualquer biotipo e tamanho de seio; a única atenção é com relação à sua profundidade. O decote em “V”, quando utilizado com critério, fica lindo. Sempre se atente ao quanto de exposição você deseja, pois a noiva já é o alvo das atenções em um casamento, não há necessidade de expor o corpo em demasia.
Decote em “V” profundo
O decote em “V” profundo é mais indicado para noivas com seios pequenos, pois a chance de sair do bonito e ficar extravagante demais é muito grande quando se tem seios “saindo” do vestido. Como não é uma ocasião qualquer, deixe sua vontade de utilizar um decote “V” profundo para outra oportunidade. No seu casamento, você ficará em frente ao celebrante (seja ele pastor, padre, rabino, etc.), irá cumprimentar muitas pessoas com abraços e estar com os seios muito expostos deixará você e as pessoas que se aproximarem de você desconfortáveis.
Decote nas costas
O decote nas costas é um detalhe em vestido de noiva que não admite meio termo. Ou as noivas amam e querem, ou elas odeiam e não querem. Normalmente, quem opta pelo modelo já tem roupas com as costas de fora e está acostumada a usar. O decote nas costas pode ser moderado ou exagerado, vai depender do tipo de detalhamento do vestido e do que ele tem de informação visual na frente também.
Noivas com seios fartos normalmente não se sentem sustentadas em modelos de costas de fora tradicionais. No caso de um vestido de noiva, é possível utilizar técnicas de sustentação, como entretelas, bojos e barbatanas, para dar essa sustentação na frente e na lateral do vestido e você ter algo estável e estruturado, mesmo que com as costas de fora.
Decote quadrado
O decote quadrado é o melhor amigo de quem quer disfarçar o volume dos seios sem ter a necessidade de escondê-los completamente. Modelagens de vestido de noiva com o decote quadrado são super atuais e dão um ar contemporâneo ao look de casamento.
Decote assimétrico
Decotes assimétricos normalmente vêm acompanhados de alças assimétricas e vestidos de uma manga ou uma alça só. Invista em um vestido de noiva contemporâneo e cheio de estilo, sem ter que se preocupar diretamente com o tipo de decote do vestido de noiva assimétrico.
Imad Eduso via Brides
Decote canoa ou ombro a ombro
O decote canoa é um decote histórico, que aparece de forma cíclica nas tendências de moda e que possui fãs ao redor do mundo. No século XIX, a elite francesa utilizava vestidos rodados com decotes de ombro a ombro. Na época, o decote foi batizado como decote “bateau,” que significa barco/canoa em francês.
O decote canoa é um decote raso e simétrico. Tudo o que mostra na frente da peça também mostra nas costas. Um vestido de noiva com decote canoa em tecido maleável dá um ar de camponesa romântica ao visual. Quando feito em um tecido mais estruturado, dá um ar contemporâneo ao look de casamento.
Frente única
Modelos de vestido de noiva frente única são a melhor pedida se você pretende investir em bordado ou renda na região do colo. Um decote que deixa as noivas super elegantes e com um ar sofisticado. O modelo perfeito para casamentos celebrados à noite em buffets tradicionais.
Se a ideia é casar na praia ou no campo, invista em modelos frente única em conjunto com decote nas costas. As costas de fora trazem frescor ao look, além de tirar a seriedade do look de casamento.
Gola Alta
Para noivas extremamente estilosas e que pretendem se casar em ambientes mais frios, o decote de gola alta é a opção mais acolhedora. A gola alta dá um tom formal para o look de casamento. A gola alta pode ser combinada com vestidos de noiva de manga longa ou sem mangas.
Decote coração
O decote em forma de coração é a opção perfeita para combinar com o seu vestido de noiva digno de uma princesa da Disney. Um decote delicado e com um ar romântico, que valoriza o colo e mostra os seios com delicadeza.
Decote Joia
O decote joia é praticamente o modelo de decote de gola alta, mas sem a gola. O decote joia também é conhecido em sua versão com fenda com o nome de decote gota d’água. Este decote foi um modelo muito famoso nos anos 1960, e a fenda com formato de gota poderia ser sutil ou ir inclusive até o umbigo. Uma inspiração formal com um tom retrô.
Decote em “U”
O decote em “U” segue praticamente a linha do decote em “V”, portanto, se a ideia for investir nele, invista com moderação em sua profundidade. O decote de vestido de noiva em “U” é bastante tradicional e amplamente utilizado no desenvolvimento de vestidos de noiva. Ele combina facilmente com qualquer modelo de saia e aplicação de bordados, rendas ou cristais.
Agora que você já conhece 12 modelos de decotes para vestidos de noiva, basta ir à busca do vestido de noiva dos seus sonhos e sentir-se linda no dia mais especial da sua vida.