O vestido de noiva branco é um dos ícones mais clássicos da história da moda. Casar de branco é o sonho de muitas mulheres, mas vale se atentar a detalhes importantes na hora de escolher o vestido e não errar.
Para escolher o vestido de noiva perfeito, leve em consideração quatro fatores: seu biotipo, seu estilo, o clima previsto para a sua data de casamento e o local onde será realizado o casamento. Com todas essas informações levantadas, será possível partir para a busca do vestido de noiva branco sem arrependimentos.
É um mito que o branco engorda. Qualquer pessoa, independentemente do biotipo, pode usar branco. O importante é escolher o melhor tecido e a melhor modelagem para valorizar o seu corpo, independentemente se ele tem mais ou menos curvas. No caso de noivas muito altas ou muito baixas, o que vai ajudar na escolha do vestido perfeito é definir um comprimento que faça sentido e valorize as suas pernas.
No século XIX, a Rainha Vitória casou-se com um vestido branco, e por ser uma referência na moda da época, deu origem a essa tradição. A Rainha Vitória era um ícone da moda, muitos se inspiravam nela para se vestir, e muita coisa mudou desde o seu reinado. O branco também é uma cor com muitos significados, incluindo pureza, inocência, intuição, companheirismo, paz, cor da luz e da limpeza.
Os modelos mais clássicos para vestido de noiva são: vestido de noiva sereia, vestido de noiva godê e evasê, vestido de noiva com as costas de fora, vestido de noiva ombro a ombro, vestido de noiva tomara que caia. O vestido também pode contar com bordados, aplicações de renda, sobreposições de tecidos e aplicação de cristais ou pérolas para valorizar ainda mais o vestido branco.
Para as noivas que procuram o branco clássico sem entender a diferença entre as opções que o mercado atual oferece, vale uma breve explicação que vai além de estilo e tradicionalidade. Opções em tonalidades mais acinzentadas, como o off-white e o prateado, são indicadas para peles com tons mais frios, enquanto vestidos de noiva com cores mais puxadas para o amarelo, como tonalidades de creme e champagne, são importantes para combinar com peles de tons mais quentes. Esse estudo de cores normalmente é feito por um profissional de consultoria de imagem, mas provar vários vestidos de noiva em uma boa luz vai te ajudar a perceber qual fica melhor em você. É muito mais uma questão de bom senso e percepção sobre qual vestido valoriza mais o seu rosto, por exemplo. Vale ressaltar também que isso não tem nada a ver com a raça, mas sim com a tonalidade da pele, que pode ser mais valorizada no dourado ou no prateado.
Conheça outras opções de vestido de noiva que não seja o vestido de noiva branco para ter certeza que fez a melhor escolha, explore cores alternativas como o Off white, creme, champagne, marfim, tons metalizados antes de fazer a escolha final.