Se a ideia é investir em um anel de noivado e o orçamento não permite um anel de diamante, escolher uma moissanite ou uma zircônia pode ser a solução para esse impasse.
Na verdade, tudo depende. Se a ideia é comparar as três pedras, devemos partir de um mesmo modelo de anel, e o clássico anel solitário, ou seja, aquele que tem uma pedra só, é perfeito. Assim, poderemos comparar os anéis apenas pela troca de pedra, uma vez que todos os outros custos envolvidos serão os mesmos: o material e a mão de obra empregada.
A questão é que, em termos de custos, a zircônia é a opção mais acessível, seguida pela moissanite. O diamante está bem distante delas, sendo a alternativa mais cara. Devido ao aumento exponencial do preço do diamante, é muito difícil encontrar um diamante de tamanho grande com um preço baixo, ao passo que, nas outras pedras, o preço não sofreu uma alteração tão drástica, tornando mais fácil escolher o tamanho da pedra sem grandes surpresas.
Poésie
Se a noiva faz questão de um anel de noivado com uma pedra grande, e o orçamento não comporta um anel de diamantes, com certeza, opções com zircônia ou moissanita deixarão a noiva satisfeita, pois, visualmente, as pedras são parecidas e bastante atraentes.
Vale ressaltar também que muitas noivas, ainda assim, preferem ganhar um anel com um diamante bem pequeno e delicado, no estilo minimalista, do que receber um anel de noivado com outra pedra transparente, como a moissanite e a zircônia. É válido sondar a noiva antes de fazer a surpresa, para evitar criar uma expectativa de algo inacessível e também para não a presentear com uma pedra que ela não aprecie.
Há também as noivas que preferem um anel de noivado com a pedra central colorida natural. Nesse caso, o preço desse tipo de anel pode ser um pouco mais baixo do que um anel de diamante, mas ainda assim, a moissanite e a zircônia apresentam preços mais atrativos. Portanto, se a comparação for em termos de preço, a maioria das pedras coloridas perdem. No entanto, se considerarmos a beleza, as pedras coloridas têm algo a mais a ser considerado, como sua cor, brilho, etc. E vale lembrar que cada gema é única.
Moissanite por Robert Weldon & GIA | Zircônia por Robert Weldon & GIA | Diamante por Alrosa via GIA
A moissanite é uma pedra praticamente transparente, com uma leve pigmentação amarelada ou esverdeada. Ela é mais leve do que o diamante e possui um efeito óptico de duplicação, como se as facetas ficassem duplicadas, algo que o diamante não tem. É uma pedra sintética com alta dureza, assim como o diamante.
Enquanto a dureza do diamante é 10, a moissanite possui uma dureza de 9,25. Em termos de tamanho e proporção, ela é ligeiramente mais leve do que o diamante. A moissanite pode apresentar algumas inclusões internas, assim como a maioria dos diamantes.
Moissanite por Tino Hammid & GIA via GIA
A zircônia, também conhecida como zircônia cúbica ou CZ, possui uma infinidade de colorações disponíveis no mercado. Para esta comparação, levaremos em consideração sua versão mais tradicional, a transparente.
A zircônia apresenta um efeito visual de arco-íris quando exposta à luz, assemelhando-se a um prisma, enquanto o diamante possui um brilho intenso e sem coloração. Essa característica visual é chamada de dispersão, sendo que a zircônia possui alta dispersão. Ao observar o pavilhão do diamante, é possível perceber flashes alaranjados em grande parte das facetas. O pavilhão é a parte inferior do diamante, normalmente localizada dentro das joias.
Zircônia via Aliexpress
Sua dureza é inferior a da moissanite, chegando a 8,5. Em termos de tamanho e proporção, ela é mais pesada do que o diamante. Quanto às inclusões, é possível notar algumas bolhas de gás provenientes do seu processo de fabricação.
Com todas essas informações sobre moissanite, diamante e zircônia, podemos concluir que essas pedras, apesar de possuírem aparência similar, possuem características físicas bem diferentes. Se a ideia é ter uma pedra grande e brilhante no anel de noivado, qualquer uma delas servirá. No entanto, se a ideia é ter um diamante genuíno, busque sempre adquirir aquele que cabe dentro do seu orçamento.