Uma dúvida recorrente das noivas é sobre quem deve pagar o vestido de dama de honra. Confira nossas dicas e veja que cada situação deve ser analisada de forma bastante particular.
O primeiro passo é pensar muito bem na dama de honra que você irá escolher. Se é uma criança muito próxima, como uma sobrinha, uma afilhada ou irmã, é bem mais fácil decidir este detalhe com uma simples conversa, mas quando a dama de honra é filha de um amigo ou parente mais distante, a situação já fica mais delicada.
A quantidade de damas de honra e pajens podem interferir na sua decisão sobre o pagamento também. Por isso, considere a quantidade antes de realizar os convites. É muito importante não discriminar, ou seja, se a ideia é pagar pelos vestidos, pague por todos. Evite constrangimentos que podem decorrer de conversas futuras: seja justa.
Tudo se resolve conversando, mas é preciso ter o plano A e o plano B em mente antes de realizar o convite. Assim, se você está em uma situação financeira boa e sabe que a família da dama de honra não está, ou até mesmo se o cenário for diferente, você já tem a resposta para cada situação. Porém, em muitos casos, fica difícil de saber detalhes tão íntimos, então, o melhor a fazer é conversar mesmo e ter os dois planos prontos.
O primeiro passo é combinar de escolher o vestido da dama de honra juntos e perguntar se a mãe da criança tem algum atelier ou loja em mente, pois isso ajudará no passo inicial. No caso de ninguém conhecer um local específico, vale fazer uma pesquisa juntas.
Normalmente, no caso de noivas muito atarefadas, esta função pode ser delegada para a mãe da daminha (caso ela se sinta confortável e queira assumir essa missão) com orientações como cartela de cores, ideias de modelo, etc. Isto deixa a mãe da daminha mais à vontade para escolher algo de acordo com sua situação financeira. Outro fator é o uso do vestido pós casamento, pois, dependendo da idade da dama de honra, o vestido será utilizado apenas uma vez. Nesses casos, vale a pena investigar inclusive qual é o preço do aluguel em comparação com o de compra.
Algumas noivas querem escolher o vestido da dama de honra para combinar com seu vestido de noiva. Neste caso, o nosso conselho é que a noiva pague pelo vestido, afinal você está escolhendo a roupa e não está dando oportunidade para a mãe da daminha seleciona algo que caiba dentro do orçamento e que ela goste para usar depois. Se você tiver muitas daminhas de honra, vale conversar com as mães para elas pagarem uma parte e você pagar outra também. No fundo, tudo se resume a uma boa conversa para que ninguém fique desconfortável com a situação.
Normalmente, quando se confecciona os vestidos das daminhas no mesmo lugar do vestido de casamento, é possível fazer um combo de descontos. Isto também acontece com o aluguel do traje do noivo, dos pais, dos padrinhos e dos pajens. Os ateliers têm boas oportunidades. Portanto, vale pesquisar e entender todas as vantagens oferecidas.
O mesmo critério serve para o penteado da dama de honra. Geralmente, ele é feito no mesmo espaço que o da noiva. Ofereça-se para pagar este serviço, ainda mais se você não estiver pagando nada do vestido.
Quando o assunto é casamento, os gastos são maiores do que em outros tipos de festa. Assim, pense bem em todos os detalhes que você faz questão e que você pode abrir mão. Muitas vezes, as daminhas de honra já têm alguma roupa de outra festa que pode ser aproveitada e a noiva e a mãe da daminha podem economizar com este detalhe.
Agora que você já sabe quem paga o vestido da dama de honra, organize seu casamento com calma e divirta-se: é uma fase muito bacana. A organização do cronograma de casamento vai te ajudar muito neste momento.