Os brincos de pérolas Mikimoto são famosos por todo o mundo não apenas pela beleza de suas pérolas cultivadas, mas principalmente pela linda história de perseverança que existe por trás desse processo de cultivo.
Antigamente, as pérolas eram consideradas mais preciosas do que as próprias pedras preciosas. Em média, apenas uma pérola é encontrada a cada um milhão de ostras. O processo de criação da pérola deve-se a uma reação de um corpo estranho dentro da membrana epitelial da concha.
Um símbolo da nobreza que chamou a atenção de Kokichi Mikimoto, o filho mais velho de uma pequena família que conduzia um negócio de udon (macarrão com caldo japonês). Aos 30 anos, decidiu largar o negócio da família para se dedicar a pesquisa de cultivo de pérolas e foi persistente até sua morte aos 96 anos de idade.
Foram diversos experimentos com base nas descobertas de Tokichi Nishikawa e Tatsuhei Mise. Eles descobriram que uma inserção de metal dentro da ostra promoveria tal reação e criaria a pérola. No entanto, eles não conseguiram replicar este experimento em grande escala. Mikimoto passou anos fazendo testes até que conseguiu realizar sua primeira colheita de pérolas. Neste período, passou por dificuldade financeiras e chegou até a procurar outro emprego, mas sua perseverança resultou em 5 pérolas de boa qualidade em um enxerto de 800 mil ostras. E foi assim que tudo começou, graças à sua perseverança e ao apoio de sua esposa.
Em 1893, Mikimoto abriu sua joalheria e especializou-se na criação de joias com pérolas cultivadas. Abriu filiais no exterior e prosperou sua marca. A segunda guerra mundial obrigou Mikimoto a fechar suas lojas, mas futuramente conseguiu reerguer-se novamente.
Sem dúvida, deixou seu legado na história das pérolas e em lojas luxuosas ao redor do mundo que levam o nome de sua família. Graças a Mikimoto, o Japão também se beneficiou por seus feitos, levando a fama de ser o país responsável pelo cultivo de pérolas de alta qualidade.
“Meu sonho é adornar o pescoço de todas as mulheres ao redor do mundo com pérolas.”
Kokichi Mikimoto
Mikimoto viaNordstrom
Gostou dos brincos de pérolas Mikimoto? Ainda mais depois dessa linda história, não tem como não se apaixonar por estas pérolas que são o sonho de consumo de muitas noivas.