Skip to main content
Viagens

Dicas de passeios para uma lua de mel perfeita no Rio de Janeiro

By 28 de janeiro de 2019No Comments

O Rio de Janeiro é um dos destinos mais visitados por turistas no Brasil e não é por um acaso. A beleza e a alegria desta cidade contagia a todos. Se a ideia é uma lua de mel agitada e cheia de atrações, no Rio de Janeiro, vocês encontrarão diversas opções de passeios, dos mais românticos com vistas paradisíacas aos mais animados com diversão garantida.

Cristo Redentor

Ir ao Rio de Janeiro sem ir ao cartão postal mais famoso da cidade não tem graça. Este é o primeiro passeio para programar na viagem, o famoso Corcovado. A dica principal para esse passeio é escolher um dia ensolarado para ir, pois se o dia estiver nublado, vocês não aproveitarão a bela vista que o local proporciona. Por isso, fiquem atentos desde o primeiro dia de viagem para escolher o dia perfeito. Existem três formas de chegar ao Cristo: de carro ou van; a pé pela trilha; ou pelo trenzinho, que vale muito a pena se levarmos em consideração o passeio, a velocidade para chegar e a vista.

poesie-anel-noivado

cristo-redentor-passeio-lua-de-mel-no-rio-de-janeiro

Ricardo Cohen via Wikpedia

Morro de Santa Teresa e Escadaria do Selarón

Um morro pra lá de charmoso, com diversas opções gastronômicas, tem uma vista de tirar o fôlego. Nossa dica é escolher antecipadamente o lugar para almoçar e ir diretamente de carro, pois é muito alto e ingrime para subir a pé. Na volta, desça a pé, passe no mirante do Parque das Ruínas e finalize o passeio na escadaria mais fotografada do Rio, a escadaria do Selarón.

De uma beleza extraordinária, a escadaria contém azulejos de diversas partes do mundo. Selarón era um pintor e ceramista chileno que, antes de morar no Rio de Janeiro, morou e trabalhou em mais de 50 países. Insatisfeito com o estado de preservação da escada que tinha na frente de sua casa, resolveu inserir azulejos coloridos, formandos belíssimos mosaicos na mesma, muitos deles com as cores da bandeira do Brasil e pintados à mão pelo próprio artista. No início, os vizinhos o criticaram pela falta de combinação das cores, mas como artista nato, aos poucos ele conquistou a todos com seu talento e recebeu diversas doações para finalizar sua obra. Seu projeto era interminável, ele mesmo disse que só pararia de colocar azulejos lá quanto morresse. E foi o que aconteceu de fato. Ele vendia quadros para poder financiar a obra de sua escada e sempre se encontrava em difícil situação financeira. Hoje, a escada é tombada pela Prefeitura do Rio e é um passeio delicioso para se fazer no Rio.

escadaria-do-selaron-passeios-divertidos-lua-de-mel-no-rio-de-janeiro

Marshallhenrie via Wikpedia

Lapa

O bairro mais badalado do Rio é uma parada obrigatória para os boêmios de plantão. Com diversas opções de bares, baladas, restaurantes e botecos, a noite será maravilhosa. Lá, vocês encontram bares com música ao vivo dos mais diversos estilos. Aproveite o passeio para visitar os Arcos da Lapa e o Circo Voador.

Os Arcos da Lapa são um antigo aqueduto que levava água do Morro de Santa Teresa ao Morro de Santo Antônio. Ele é famoso por embelezar o Largo da Carioca com seus famosos arcos. Hoje, os arcos servem de viaduto para os bondes que vão em direção ao bairro de Santa Teresa.

arcos-da-lapa-lua-de-mel-no-rio-de-janeiro

Arcos da Lapa via Prefeitura do Rio

Sítio Burle Marx

O sítio do paisagista é um passeio e tanto. Para quem aprecia arte e natureza é o passeio perfeito. Atualmente, o sítio é patrimônio da IPHAN (Instituo do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e conta com uma equipe composta por alguns funcionários desde a época em que Burle Marx ainda era vivo. O sítio é onde o paisagista morou até sua morte (entre 1973 até 1994). Burle Marx cultivou diversas espécies de plantas de todo o mundo para fazer os seus estudos e lindíssimos jardins. No total, são três mil e quinhentas espécies cultivadas e preservadas até hoje. Passear por entre os jardins cuidadosamente projetados e ir até sua casa e ver seu lado como artista plástico é uma experiência interessante. Antes de visitar, entrem em contato, pois as visitas só acontecem mediante agendamento.

sitio-burle-marx-rio-de-janeiro-passeio-romantico-lua-de-mel

Imagem cedida por Amanda

Copacabana e Ipanema

Para casais praieros e turisteiros, essas são as praias perfeitas. Lá, vocês encontrarão diversos vendedores de tudo o que você pode imaginar: salgados, queijo coalho, mate e biscoito de polvilho Globo, cangas, óculos de sol, entre outros. Se vocês querem curtir uma praia em paz, opte pelas praias próximas à Barra da Tijuca e ao Recreio dos Bandeirantes. É mais longe das demais atrações, mas vale a pena o sossego. Se a ideia for uma caminhada na praia, aproveite a beleza da orla e passe também no Forte de Copacabana e na Pedra do Arpoador. São vistas imperdíveis.

Se planejam fazer compras, aproveitem as ruas de Ipanema para encontrar marcas de muito bom gosto. Estendam o passeio até o Museu da H. Stern e conheça todo o processo de fabricação das joias e a coleção de Turmalinas do museu. É um passeio rápido e muito interessante. Aproveitem a proximidade para conhecer a Lagoa Rodrigo de Freitas após a praia.

passeio-romantico-no-rio-de-janeiro-pedra-do-arpoador

Vista da Pedra do Arpoador por VinnyWiki via Wikpedia

Pão de Açúcar

O famoso Pão de Açúcar também é atração para a lua de mel. O bondinho do Pão de Açúcar foi o primeiro teleférico do Brasil. Ele liga a Praia Vermelha ao Morrro da Urca e a vista paradisíaca é para a baía de Guanabara.

pao-de-acucar-rio-de-janeiro-passeios-de-lua-de-mel

Ccarelo via Wikpedia

Jardim Botânico e Parque Lage

Duas paisagens belíssimas que podem ser contempladas no mesmo dia. Nossa sugestão é passear no Parque Lage pela manhã e tomar um café apreciando a vista no palacete. Reservem a tarde para fazer um pic nic no Jardim botânico e passear por entre os diversos jardins e pelo orquidário.

parque-lage-passeios-de-lua-de-mel-na-cidade-maravilhosa-rio-de-janeiro

Parque Lage por Caio Vinicius Costa via Wikpedia

Parque Nacional da Tijuca

Em meio a trilhas, grutas e cachoeiras, o parque é o preferido por casais que gostam de praticar esportes radicais. A Pedra Bonita é uma opção para quem quer voar de asa-delta, parapente ou apenas caminhar. Localizada no Parque Nacional da Tijuca, essa é uma opção mais branda para pessoas que estão começando a fazer trilhas por ser menos íngreme.

A Pedra da Gávea é outra opção para casais aventureiros, localizada na floresta da Tijuca. Esta opção já é para casais mais radicais, pois essa Pedra é considerada uma das maiores do mundo à beira do mar. Lá, vocês podem fazer escalada, rapel e asa delta.

pedra-da-gavea-floresta-da-tijuca-passeios-lua-de-mel-rio-de-janeiro

Pedra da Gávea por Karla F Paiva via Wikpedia

Igrejas

Se a ideia é conhecer igrejas históricas, incluam essas três no roteiro: Catedral Metropolitana, Igreja da Penha e a Candelária.
A Catedral Metropolitana tem um projeto extremamente moderno para uma Igreja, assinado por Edgar de Oliveira da Fonseca, seu formato cônico com mais de 100 metros de altura, chama a atenção de todos que estão por fora, mas de dentro é possível ver todos os vitrais coloridos que compõem seu espaço interno.

A Igreja da Penha fica um pouco distante das demais atrações turísticas, mas é um passeio que vale a pena. Construída no alto de uma pedra, é famosa por seus fiéis que sobem suas escadarias de joelhos para cumprir promessas. Para quem não deseja subir 382 degraus, a Igreja possui três funiculares que levam os fiéis ao topo. Esta Igreja é fruto da arquitetura eclética brasileira, influenciada por diversos estilos diferentes de arquitetura, do neogótico ao neoclássico. Uma pequena Igreja, mas repleta de significado. Seus detalhes em tons de azul claro e branco a deixam ainda mais aconchegante.

A Igreja da Candelária é conhecida por ser uma das principais obras artísticas do século XIX. Seu interior é muito rico. Aproveite para estender o passeio até a Confeitaria Colombo e sentir-se na Bélle Époque. Fundada em 1984, a confeitaria foi frequentada por Chiquinha Gonzaga, Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, entre outros famosos. Hoje, a confeitaria é patrimônio histórico da cidade e serve doces e salgados deliciosos. Cheguem cedo para conseguir um lugar, pois a confeitaria está sempre lotada.

igreja-da-candelaria-rio-de-janeiro-lua-de-mel

Igreja da Candelária por Halley Pacheco de Oliveira via Wikpedia

Museus e outras atrações

Famoso desde sua inauguração, o Museu do Amanhã é exuberante desde a primeira vista. Seu prédio tem o projeto arquitetônico assinado pelo arquiteto Santiago Calatrava e conta com um acervo audiovisual de altíssima qualidade. O museu trata de assuntos relacionados ao dia de amanhã, incluindo temas sobre preservação ambiental e números alarmantes sobre o impacto de diversos problemas mundiais.

Para quem gosta de arte e arquitetura, visite o Museu de Arte Moderna, o Teatro municipal, o Gabinete Português, Museu de Arte do Rio, Museu Nacional da UFRJ, Museu Nacional de Belas Artes e o Palácio do Catete.

Para os apaixonados por futebol, vale assistir um jogo no Maracanã. Após o jogo, aproveite para conhecer o centro de tradições nordestinas que fica bem próximo. A feira de São Cristóvão é sem dúvida um pedacinho do nordeste dentro do Rio de Janeiro. Lá, vocês encontrarão comidas típicas, música ao vivo e diversos produtos nordestinos. Em época de Festa Junina, a feira tem programação intensa, com diversas quadrilhas e bandas de forró.

museu-do-amanhã-roteiro-de-lua-de-mel-no-rio-de-janeiro

Museu do Amanhã

Leave a Reply

Compartilhe com um amigo