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CuriosidadesJoias

40 coisas que você não sabia sobre as pérolas

Por 4 de janeiro de 20185 Comentários

A pérola é uma paixão mundial e foi peça fundamental para a história da joalheria, da moda e das artes aplicadas. Desde sua descoberta, encantou a todos com sua simplicidade e brilho. São anos de tradição e história. Por isso, divirta-se com as 40 curiosidades listadas abaixo.

1. Sortudos de junho

Segundo o calendário de nascimentos do zodíaco, a pérola é a gema do mês de junho. Em uma publicação de 1985, as pérolas também estavam relacionadas com as segundas-feiras. Nada mal começar a semana com o pé direito e com pérolas para representá-la.

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2. Gema mais preciosa da humanidade

A pérola é vista como uma das gemas mais preciosas da humanidade. No Egito, na China e na Grécia a pérola foi objeto de estudo e serviu como exemplo para a mitologia e a filosofia.

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Sotheby’s

3. Cura

Na Índia, os praticantes da medicina antiga Ayurveda utilizam as fórmulas à base de pérolas da antiga alquimia. Aplicam estas fórmulas para curar problemas digestivos e de visão. Também acreditam que elas servem para garantir virilidade e longevidade.

4. Maquiagem à base de pérolas

No Japão e na China, as maquiagens à base de pó de pérolas são muito tradicionais e utilizadas para deixar os rostos perolados e acetinados. Os benefícios das pérolas também estão presentes em cremes anti-idade, visando o rejuvenescimento da pele. No mundo ocidental, o pó de pérola também serve como matéria-prima para diversos tipos de maquiagem e cosméticos.

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Sts Biotech

5. Cancerianos

Segundo a astrologia, a pérola atrai o amor e auxilia na superação de aborrecimentos para os cancerianos.

6. Jackie Kennedy, a primeira dama.

Jackie Kennedy marcou a história com seu colar de pérolas falsas avaliado em torno de 47 mil dólares. Segundo a ex primeira dama, era mais prudente ter um colar destes do que perder um original, uma vez que ela perdia objetos com frequência. Hoje, ele está no Museu Nacional de História Americana. O colar tem 3 voltas de pérolas falsas e possui réplica de diamantes e esmeraldas no seu fecho.

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Arthur Rickerby

7. Mitologia

Na mitologia, muitas civilizações relacionavam a luz do luar e a água ao nascimento e crescimento das pérolas.

Para os chineses, a luz da Lua influenciava o crescimento das pérolas. Já para os persas, as pérolas eram vistas como lágrimas dos deuses. Para os gregos, pérolas eram gotas de orvalho colhidas por ostras que estavam flutuando sobre as águas na luz da lua.

8. Cleópatra

Em um banquete no século I d.C., Cleópatra triturou uma pérola e a ingeriu com vinho para impressionar Marco Antônio. Seu ato foi visto como demonstração de poder e riqueza.

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Deleuse Jewelers

9. Fé

A pérola tornou-se símbolo importante em várias religiões. O Budismo, a Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa Russa adotaram a pérola não só como instrumento de palavra, mas também adornaram objetos sagrados com ela.

10. Vênus, Vênus e Vênus

A deusa da beleza e do amor, Vênus, também passou a ser chamada de Pérola na Grécia antiga.

As pérolas também são parte da representação de Richardson e Huett de 1989. A pérola foi designada como uma das pedras do planeta Vênus.

A Vênus de Botticelli também faz referência a pérolas, uma vez que é pintada dentro de uma concha.

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NPR

11. Vitalidade e longevidade

Atualmente, no Japão e na China o pó de pérola é vendido como fonte de cálcio para manter a vitalidade e a longevidade. A composição da pérola é 95% de cálcio, os outros 5% são compostos por sais minerais e materiais orgânicos.

12. A rainha do mar

No Candomblé, a Iemanjá, mãe dos Orixás, também é representada com pérolas em diversos rituais. Em 31 de dezembro, dentre as oferendas à rainha do mar estão pérolas que são oferecidas em cestos lançados ao mar. Para Iemanjá as pérolas são o presente mais significativo que pode ser oferecido no Ano Novo. As pérolas lançadas são geralmente sintéticas, o que importa é o simbolismo.

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Veronica Artesanato

13. Lei para usar pérolas

Em Roma, no ano de 46 a.C., César promulgou uma lei regulamentando o uso de pérolas. Anos depois, após Roma conquistar o oriente, os “Margaritarii” foram responsáveis por comercializar e difundir o uso de pérolas para as romanas.

14. Pérolas como cobertor

“Eu me sinto desnudada se não tenho minhas pérolas. Minhas pérolas são meu cobertor de segurança”. ~ Lady Sarah Churchill.

Sarah saia sempre com seu colar de pérolas!

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New York Social Diary

15. Perfeitamente imperfeito

Dificilmente serão encontradas duas pérolas idênticas, pois nenhuma é perfeita e cada uma possui sua identidade. Ter algum tipo de imperfeição faz parte da natureza. Para a confecção de pares de brinco, é preciso encontrar o par mais parecido o possível, sendo que a cor, o formato e o tamanho devem ser observados.

16. Noiva tradicional

Segundo a tradição, acredita-se que a pérola significa pureza e beleza, assim como as qualidades que uma noiva deve ter no dia de seu casamento.

A tradição vem desde a época dos persas antigos que acreditavam que as pérolas eram as lágrimas dos deuses. Segundo os persas, as noivas também deveriam usar pérolas para não chorar no dia do casamento.

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Heavy

17. Na primeira mordida

O teste do dente é o método mais eficaz para determinar se uma pérola é genuína ou não. Deslize-a suavemente pela frente de seus dentes, caso sinta que o material é ligeiramente arenoso, a pérola será verdadeira. Se sentir uma textura muito lisa, certamente não será.

18. Produção

Aproximadamente 95% das pérolas comercializadas no mundo são cultivadas. Neste processo, são implantadas pequenas sementes dentro dos moluscos para que criem as pérolas.

Para saber se a pérola é cultivada, é necessária a utilização de radiografia e endoscópios. Somente um laboratório qualificado é capaz de descobrir se a pérola é cultivada ou se ela é proveniente da natureza sem interferências humanas. Com este avanço tecnológico, hoje, é possível qualificar e certificar pérolas, assim como as demais gemas.

As pérolas cultivadas são divididas em brancas, negras e barrocas. A colheita das pérolas ocorre entre julho e dezembro.

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Pacific Coast Pearls

19. Aqua Perlata

Na medicina asiática, pérolas dissolvidas em vinagre ou em suco de limão eram consideradas o elixir da juventude. A mistura ficou conhecida como Aqua Perlata, que propunha fortificar nervos e ossos, tratar a loucura, a neurastenia, doenças coronárias e até febres perniciosas.

20. Leilões

Em fevereiro, julho e setembro são realizados os 6 leilões mais importantes na comercialização de pérolas. Três no Taiti e três em Hong Kong. A maior parte dos compradores são japoneses, porém, chineses também passaram a participar expressivamente das negociações nos últimos anos.

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National Geographic

21. Concursos Internacionais

Para difundir o tema “pérolas” e também designers que atuam nesta área, foram criados dois concursos muito importantes. O primeiro é Pearl Evolution, que ocorre em Kobe no Japão e é organizado pelo grupo Golay Buchel. O segundo é realizado pela Tahitian Pearl Trophy, no Taiti.

22. Tempo de produção

Uma ostra precisa de ao menos 5 anos para produzir uma pérola de tamanho médio. Para pérolas com 12 milímetros de diâmetro são necessários 3 anos.

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Luxury Goods

23. Pérola Maiorca não é pérola

Maiorca é uma ilha do leste da Espanha e é famosa pela confecção de pérolas de vidro. O processo consiste em fazer bolas de vidro com auxílio de um maçarico. As bolas são mergulhadas em um composto orgânico presente no mar mediterrâneo, o que dá a característica de pérola. Após secarem, as pérolas recebem um polimento e estão prontas. Muitas vezes, estas pérolas são confundidas como joias autênticas, pois são confeccionadas com acabamentos em prata e ouro.

24. Autodefesa

As pérolas derivam seu brilho cintilante de um material orgânico chamado nácar. Ele nada mais é do que a reação do molusco quando um organismo microscópico encontra o caminho na parte carnuda dentro da concha. Esta autodefesa é a responsável pela formação da pérola. Muitas lendas dizem que é um grão de areia que causa esta reação, mas não é.

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New Suoth

25. Pérolas na arte bizantina

As pérolas foram difundidas graças ao trabalho de ourives italianos de Veneza, Milão e Palermo. As pérolas eram comercializadas com a corte real de Palermo e com elas os artesãos criavam joias com características bizantinas.

Entre os séculos XII e XIII, houve um crescimento da aplicação de pérolas sobre as roupas. Os bordados eram fixados aos tecidos por fios de ouro e de seda, pois era muito mais fácil do que encrustar nas joias.

26. Símbolo de classe e elegância

Chanel popularizou o uso da pérola depois de ganhar uma joia de família de seu amante, o Duque Dmtri Pavlovich. Coco Chanel nunca abandonou seu colar de seis voltas. Ela era vista inclusive montando cavalo com ele.

Como as pérolas eram sua paixão, pérolas falsas se tornaram ícone da marca. Combinavam perfeitamente com os tailleurs criados e difundidos por Chanel.

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Designer Vintage

27. Pérolas do Golfo Pérsico

A influência persa na joalheria é advinda das conquistas territoriais na região. As pérolas do Golfo Pérsico eram valorizadas assim como as pedras preciosas. Juntas, elas aqueceram o comércio de Antioquia e Alexandria com o Médio e extremo Oriente.

28. Príncipe das Pérolas

Rana de Dholpur, no fim de XIX, era detentor de um surpreendente conjunto de pérolas naturais. Provavelmente, o maior encontrado até hoje, com 12 fios de pérolas de 15mm cada. Outro marajá como Baba Ala Singh, marajá da Patiala, também era adepto de pérolas.

Comerciantes de pérolas do Golfo Pérsico, nos séculos XVIII e XIX, costumavam levar as gemas aos imperadores Mugal da Índia. Além dos adornos que usavam, eles enfeitavam túnicas, cintos ornamentais, tapetes e copas com cordas prateadas.

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Esq.Blossom Box Jewelry| Dir. Hashmat Ghuman

29. Mikimoto

Em meados de 1900, a demanda por pérolas era tão alta que cientistas no Japão e na Austrália começaram a experimentar maneiras de intervir no processo natural de produção de pérolas, afinal, a localização de seus países era privilegiada e possuíam mares com grandes populações de ostras produzindo pérolas.

Em 1893, Kokichi Mikimoto, filho de um fabricante de macarrão, aperfeiçoou o cultivo de pérolas. Desenvolvendo um processo em que uma rosca esférica ou um pedaço de tecido do manto era implantado no molusco, estimulando a formação de nácar. Assim, nasciam as pérolas cultivadas.

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Today I found out

30. Bonequinha de Luxo

No filme Bonnequinha de Luxo, a cena do café da manhã na Tifany foi feita no grande salão da loja da Quinta Avenida. Apesar da Tiffany ter servido como locação, o icônico colar de Pérolas de Holly Golightly (Audrey Hepburn) não era da marca, mas fazia parte do acervo da produtora. Este colar fez fama na época e hoje é avaliado em mais de US$50.000.

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Telegraph

31. As pérolas da Tiffany

A marca ganhou grande notoriedade com joias confeccionadas em pérolas desde 1853, quando expôs suas joias com pérolas no Palácio de Cristal em Nova York. A Art Noveau influenciou também a criação de joias com pérolas da marca. Até hoje, a Tiffany exibe joias feitas com pérolas exuberantes em suas coleções.

32. Lady Di

O vestido de pérolas de Lady Di marcou a história da moda e ainda recebeu o nome de “Elvis Dress”. O nome faz alusão ao formato da gola, muito similar àquelas usadas pelo icônico cantor.

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By Bracho

33. Rainha Elizabeth

Acredita-se que Elizabeth tenha por volta de 3.000 vestidos decorados com pérolas, bem como 80 perucas enfeitadas com elas.

34. Uma troca justa

Em 1917, a principal loja da Cartier foi aberta graças à troca de um colar de pérolas de duas voltas por uma mansão.

A senhora Maisey, esposa de Morton Plant, tinha uma mansão belíssima na Quinta Avenida e a trocou por um autêntico Cartier de duas voltas avaliado em 1,2 milhão de dólares na época. Hoje esta loja é a sede da marca em Nova York.

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The Extravagant

35. Oscar

Os Romanos tinham obsessão por pérolas e as bordavam por todos os lados, principalmente em vestidos. Lupita Nyong’o, sentiu-se desta forma ao usar, no Oscar de 2015, um vestido Calvin Klein inteiro bordado com pérolas.

O vestido rendeu inclusive manchete nas páginas policiais ao ser roubado no hotel onde a atriz estava hospedada. Felizmente, o vestido foi encontrado no próprio hotel. Provavelmente, foi roubado devido a rumores das pérolas bordadas serem originais, mas, na verdade, as pérolas eram sintéticas.

O look foi assinado por Francisco Costa, um estilista brasileiro, responsável pela direção criativa do setor feminino da Calvin Klein na época. Ele abandonou seu cargo no ano seguinte, mas deixou um belo legado: ficou por 14 anos à frente da marca e coroou sua carreira com um belo vestido de pérolas.

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Esq.Fashion Gone Rogue | Dir.Sotheby’s

36. Pérolas ao sol

Sara Murphy ficou famosa por exibir suas lindas pérolas nas praias da Riviera Francesa. Ela acreditava que, para revelar sua beleza natural, a pérola deveria ser levada ao sol. Ao invés de guardar seus colares no cofre, preferia vesti-los em belas praias.

37. A mãe das pérolas

Uma das pérolas mais famosas do mundo recebeu o nome de “La Peregrina”, a incomparável. Com forma de pera, ela embelezou por mais de 500 anos o colo de diversas mulheres importantes da história. Alguns dos proprietários da pérola foram Mary Tudor, Napoleão e Elizabeth Taylor, mas a lista é ainda maior.

Um dos últimos destinos da pérola foi o colo de Elizabeth. Após sua morte, a pérola foi leiloada por £7,6 milhões. Uma vez Elizabeth perdeu sua pérola em um hotel em Las Vegas e a encontrou na boca de seu cãozinho de estimação. Que sorte!

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Screw it I’m fierce

38. O Grande Gatsby

O clássico do cinema, o Grande Gatsby, é um romance de 1925 que retrata as décadas de 1920 e 1930. No filme, o figurino foi escolhido a dedo e as pérolas são o acessório chave das produções. Os colares de pérolas compõem o visual da época aliado a franjas, bordados e rendas.

39. Concha rosa

Quatro em cada 54 mil conchas produzem uma pérola nesta coloração. O tom de rosa também recebe o nome de algodão doce devido à coloração e aos nuances em degradê da concha.

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Townand Country Mag

40. Pérolas na mídia

O jovem Erté estudou pintura na Rússia e desenvolveu diversas capas para as revistas Harper’s Bazaar e depois para a Vogue. Entre 1910 e 1920, grande parte das capas que tinham o tema pérolas foram criadas pelo designer.

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The Diamond Room

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